-->


O escritor Joaquim Salles de Oliveira Itapary Filho renunciou à sua cadeira na Academia Maranhense de Letras (AML) após a exoneração do seu filho Maurício Itapary do comando da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Maranhão.

“Renovo a honra de dirigir-me a Vossa Excelência para comunicar-lhe que, desde já, por este meio, judicialmente válido,considero-me resignatário da Cadeira nº 4, que ocupei a partir de 07/08/1987, na condição de membro do quadro de sócios titulares dessa instituição”, disse Joaquim Itapary, em comunicado feito ao presidente da AML, Lourival Serejo.
Em mensagem no grupo da academia, Joaquim Itapary atribui a demissão do seu filho Mauricio a uma suposta exigência do ministro Flávio Dino, membro da AML.

Maurício Itapary é exonerado da Superintendência do Iphan no MA; Lena Fernandes assume

Itapary afirmou que seu filho foi exonerado “no curso da execução de memoráveis ações de restauro, preservação e promoção do patrimônio cultural do Maranhão, reconhecido dos cidadãos de bem, mas odiado por autoridades que restauraram o mandonismo político no Maranhão e em 8 anos centuplicaram a miséria do seu povo”.
E completou: “E eu, na mesma data, deixo vaga a Cadeira 4, da Academia Maranhense de Letras, patroneada por Cândido Mendes de Almeida , da qual fui titular desde 07 de agosto de 1987 (36 anos), membro do Conselho do Decanato, ex 1º Secretário, Secretário-Geral e Presidente da centenária instituição cultural. Assim é no Maranhão”.

One thought on “Joaquim Itapary renuncia à cadeira na AML após exoneração do filho no Iphan

  1. O cargo não prevê renúncia. É vitalício. A vacância das cadeiras somente ocorre mediante falecimento. Ou seja, só quis chamar atenção e fazer com que o “papai Sarney” interceda pelo cargo do filho. Cargos comissionados esses de que tanto se locupletou Joaquim durante toda a vida. Ele sabe muito bem como funciona…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *