-->

No Fórum de Governadores realizado em Brasília, a maioria dos chefes de Executivo estaduais manifestou apoio à proposta de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional. No entanto, os governadores destacaram a importância de uma análise detalhada do texto que será apresentado pelo relator na Câmara dos Deputados, levando em consideração os possíveis impactos econômicos nos estados.

Brasília (DF), 24/05/2023 – Chefes do Executivo dos estados participam de reunião do Fórum de Governadores para discutir a reforma tributária. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante o encontro, o governador do Rio Grande do Sul ressaltou a necessidade de compreender com maior precisão os pontos de preocupação, como o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e os fundos de participação. Ele enfatizou que os governadores não desejam uma votação rápida de um texto pouco discutido.

Outros governadores também demonstraram otimismo em relação à reforma tributária, destacando a ambiência positiva entre os participantes do fórum. No entanto, ressaltaram a importância de uma reforma administrativa simultânea para reduzir os custos dos estados e garantir o sucesso da reforma tributária.

Embora conceitualmente os governadores apoiem a reforma tributária, eles reforçaram a necessidade de avaliar os detalhes do texto, o que será feito nas próximas semanas. Além disso, destacaram a importância de evitar a demonização do ICMS como a solução para os problemas fiscais do país.

No geral, os governadores enfatizaram a importância de um debate aprofundado e de concessões mútuas para garantir que a reforma tributária seja efetiva e atenda aos interesses dos estados e da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *