-->

A estratégia dos aliados de Weverton, a volta do vírus (menos letal), o DEZ do Porto do Itaqui e a anomania e falta de comando no município  são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo. Dr. Pêta traz, ainda, os intrigantes Mistérios da semana, como este: “ Qual foi o desembargador que deixou de ir a um importante encontro de Colégio de Ouvidores, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 22, só para não deixar o colega Baiminha assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão???!!! Por que será”???!!! Boa leitura!!!


COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Está muito clara a estratégia dos apoiadores do senador Weverton Rocha contra seu principal adversário, Carlos Brandão, na disputa pelo governo do estado!!! Basta observar as postagens dos blogueiros e jornalistas identificados como aliados e/ou torcedores do pedetista para não ter dúvidas de que a ideia é tentar intrigar o governador Brandão com o ex-governador Flávio Dino!!! Os alertas aos ‘brandonistas’ e ‘flavistas’ feitos, em boa hora, pelo Colunaço do Pêta, e que surtiram algum efeito, em relação às intrigas internas do governo, despertaram a atenção dos ‘wevertistas’, que agora ‘se apropriaram’ do fato praticamente superado para tentar tirar proveito em favor da pré-candidatura do senador!!! “Brandão mostra forte incômodo com Felipe Camarão e mente sobre relação com o vice” // “De como Flávio Dino empacotou Brandão à esquerda e entregou votos significativos a Weverton” // “Governo engana população, anuncia Brandão, mas leva  Felipe Camarão a eventos” // “Felipe Camarão já se apresenta como candidato no interior” // “Felipe Camarão já fez até foto para a campanha; mas de vice ou de governador”? // “Felipe Camarão assume papel de candidato e aliados já falam abertamente em substituição de Brandão” //  “Aliados já questionam capacidade de Brandão assumir campanha” // “Governo Flávio Dino já sabia dos problemas na Lagoa da Jansen, mas deixou bomba no colo de Brandão” // “Felipe Camarão toma a frente da pré-campanha de Brandão”…!!! ‘Manchetes’ como essas divulgadas nos últimos dias fazem saltar aos olhos a intenção da mídia ligada a Weverton Rocha!!! A estratégia não surtirá efeito simplesmente porque os comandos – Flávio Dino e Brandão – estão devidamente alinhados e possuem maturidade suficiente para não cair em velhas e manjadas armadilhas!!!

*** E olha só essa!!! Um leitor do Dr. Pêta procurou meu chefe, nesse sábado, e comentou: “Um amigo me disse, ainda há pouco, no Ferreiro Grill, que a melhor análise sobre Flávio Dino quem fez foi um certo jornalista que apoia Brandão: “Flávio governou o Maranhão, como se estivesse fazendo política estudantil. Tem mais: se o desgaste dele colar no Brandão, um abraço”!!! Sereno e tranquilo, meu chefe respondeu: “Estratégia da oposição. Ninguém vai cair nessa. A aprovação popular de Flávio Dino está acima de 50%, e quem elege é o povo, que hoje está mais consciente!!! Prefeito e deputado têm suas parcelas de contribuição, mas estão longe de ter a força popular, mesmo porque a aprovação da maioria dos chefes de executivo municipais está bem baixa. Portanto, o eventual desgaste de Dino com a classe política não ‘federá nem cheirará’ muito!!!

*** “Casos de Covid em São Luís aumentam; governo do estado e prefeitura precisam tomar medidas”, disparou o blog O INFORMANTE (JP Online – Grupo JP), terça-feira, 21, no afã de alertar o governo do estado e a prefeitura de São Luís para o aumento de casos do vírus na capital maranhense!!! “Quando a COVID-19 explodiu no Brasil, em março de 2020”, publicou O INFORMANTE, “o então governador Flávio Dino tomou a frente e foi o primeiro gestor do país a agir com providências cruciais no combate ao vírus que causou a morte de milhares de pessoas. As medidas tomadas por Dino foram fundamentais para que o Maranhão enfrentasse da melhor forma o vírus causador de tantos óbitos”!!! E acrescentou: “São Luís, hoje, está diante de um crescimento acelerado de casos positivos de COVID-19. A maioria das pessoas que procuram farmácias, laboratórios e hospitais para fazer o teste está recebendo resultados positivos. Para complicar mais ainda a situação, estamos diante de uma festa junina que está lotando os arraiais da cidade. E que se prolongará até meados de julho. Não se trata de nada que se compare a 2020, 2021; afinal, a letalidade da nova onda de COVID-19, devido à vacinação da maioria da população, é muito baixa. No entanto, de qualquer forma, o governo do estado deve tomar algumas medidas para tentar conter esse avanço da contaminação. Uma delas seria rever a questão do uso da máscara, que quase não se vê mais em locais públicos. Nos arraiais de São Luís, então, o uso da máscara é praticamente zero. Mesmo hospitalizado, seria interessante que o governador Carlos Brandão reunisse sua equipe da área da saúde, seus auxiliares mais próximos e desse uma voz de comando em relação q providências que precisam ser tomadas nesse momento em que muita gente está testando positivo para a COVID-19. Da mesma forma precisa agir o prefeito da capital Eduardo Braide. O reforço da imunização é importante, mas algumas medidas precisam ser tomadas e anunciadas. Por iniciativa própria, ‘como os casos de Covid estão aumentando muito’, conforme disse a O INFORMANTE um diretor de hospital, algumas unidades de saúde já estão tomando certas providências. Já está havendo um aumento de leitos de UTI, como prevenção, e a rede também está aumentado leitos de enfermaria”!!! Bom as autoridades ficarem atentas!!!

*** E aí, no assunto, um jornalista ligado a Weverton publica em seu blog: “Arraiais correm solto e Covid-19 volta a assustar São Luís”!!! Pela expressão “arraiais correm solto” (não seria à solta???!!!), percebe-se a intenção do escriba em responsabilizar o São João do Maranhão, promovido pelo governo do estado!!! Só esqueceu de dizer que, “aglomerar por aglomerar”, seu pré-candidato, que como ele e outros andam dizendo, vem ‘reunindo milhares de pessoas nos seus eventos”, também está aglomerando, sem uso de uma máscara sequer, e pouco ‘se lixando’ para a saúde do povo!!!

*** DEZ… NOTA DEZ, como diria o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro quando anuncia uma nota máxima na apuração do desfile da Marquês de Sapucaí!!! Mas, por aqui, aliás, lá por Brasília, quem levou esse DEZ foi o nosso Porto do Itaqui, tão bem conduzido pelo administrador de empresas Ted Lago!!! A gestão do Porto do Itaqui ganhou nota máxima no Prêmio Portos + Brasil, evento realizado na noite dessa quinta-feira, 23, na capital federal!!! Ou seja, o governo do Maranhão, por meio de Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), e sua equipe, fez ‘barba, cabelo e bigode’ na avaliação do Ministério da Infraestrutura (Minfra) para o ano de 2021!!! O Porto do Itaqui trouxe pra casa o ouro no Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias – IGAP; duas pratas nas categorias Execução de Investimentos Planejados e Crescimento da Movimentação de Cargas dos Portos Públicos, e o bronze em Variação do lucro operacional Ebitda!!! É o Maranhão no pódium da gestão portuária do país!!! De parabéns o governo do estado e o presidente Ted Lago!!!

*** Rapaz, o secretário Ricardo Cappelli (Comunicação) não tá dando trégua para os adversários de Carlos Brandão, principalmente para o senador Weverton Rocha!!! Essa semana, a ‘jiripoca piou’!!! “A ambição do poder pelo poder costuma juntar cobra, gambá, rato e escorpião. O povo está vendo tudo”, postou Cappelli, na sexta, 24, ‘ilustrando’ a manifestação nas redes sociais com uma postagem de Weverton Rocha, da última campanha para prefeito de São Luís, contra Eduardo Braide, que essa semana declarou apoio à pré-candidatura do senador ao governo do estado!!! E disse Weverton: “Braide disse inúmeras vezes que não era investigado. A Folha de São Paulo mostra que ele é. A população de São Luís merece um prefeito que fale a verdade”!!! Ontem, o secretário do governo Brandão voltou à carga: “Por que? TODOS os senadores progressistas assinaram a CPI para apurar a corrupção no MEC. Apenas um se recusou. Quem? Weverton, pré-candidato ao governo do Maranhão com um vice do PL de Josimar de Maranhãozinho e apoio de Bolsonaro. Progressista? O povo está vendo tudo”, tuitou Ricardo Cappelli!!! Saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai!!!

*** Comentário de um leitor encaminhado ao Colunaço do Pêta: “O Braide (Eduardo Braide, prefeito de São Luís) está indo para Weverton à força. Se não for, perde o último fio de sustentação na Câmara Municipal da capital”!!!

*** E aquele desembargador que deixou de ir a um importante encontro de Colégio de Ouvidores, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 22, só para não deixar o colega Baiminha assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, hein!!! Pois é…, segundo “repórteres” do Dr. Pêta ‘infiltrados’ no TJMA, o magistrado “brilhou os olhos” quando viu a foto do desembargador Bayma no JP, anunciando que ele assumiria o comando do judiciário, e aí desistiu da viagem!!! É… mas, diante do que anda fazendo “às escuras” no Palácio Clóvis Bevilaqua, principalmente num caso de partilha de bens, que não vai demorar vir à tona, talvez tenha a sua foto estampada na capa, mas em circunstâncias totalmente diferentes dessa do nobre e respeitado julgador Antônio Fernando Bayma Araújo!!! Pior que, até agora, apesar de saberem do caso escabroso, ninguém toma uma providência!!!

*** Tá assim!!! Falta praticamente um ano para começar a outra campanha…, a municipal!!! Então, alguém precisa fazer algo e/ou dizer alguma coisa para a população!!! O Ministério Público estadual, por meio da sua devida promotoria, está fazendo a sua parte!!! Só essa semana, foram realizadas seis ações de ‘obrigações de fazer’, o que mostra um quadro claro de anomia e falta de comando!!! A grita geral de falta de comando na educação de São Luís parece que tomou rumos de ‘fim de mundo’!!! Placas com essa aí se disseminam, além de outras reclamações de quem não recebe o pagamento de contrato de aluguel, inexistência de obras em andamento, serviços precários no transporte escolar…!!! Com um orçamento de mais de meio bilhão por ano, a educação de São Luís não conhece prioridades e parece não atender aos anseios da população!!! Não há interlocutor nas secretarias que possa assumir o controle da situação!!! Escolas fechadas, ausência de planos para educação, falta de articulação na transferência de recursos para melhorar a estrutura escolar, de creches e de programas educacionais consistentes; falta de articulação política na estabilidade do sistema de
gestão…!!! Daqui a um ano e poucos meses já haverá uma nova campanha, e quem estará nela já deve saber disso!!! Então, os candidatos poderiam usar suas respectivas tribunas para se posicionar sobre as agruras da população que depende da educação pública nessa hora!!!

*** Rapaz, autoridade aqui era dura e agia com responsabilidade mesmo era ‘nas antigas’!!! Olha só a Portaria baixada pela então Chefe de Polícia Flávio Bezerra!!! “O Dr. Flávio Bezerra, Chefe de Polícia do Estado, no uso de suas atribuições e para manter a maior segurança da ordem e tranquilidade pública, durante os festejos juninos. RESOLVE:
1- Proibir que os ‘Boi-Bumbá’ percorram o perímetro urbano, em demonstrações de suas danças características, o que só poderão fazer no perímetro suburbano, a partir da esquina da Avenida Getúlio Vargas com a rua Senador João Pedro, para o lado do Anil;

2 – Proibir, rigorosamente, a venda de cachaça e seus derivados, durante os dias 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30 do corrente mês;

3 – Proibir os bailes ao ar livre ou sob as árvores do Largo do João Paulo;

4 – Chamar a atenção dos choferes de carros de praça ou particulares, para que, durante os dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30 do corrente, quando é mais intenso, conduzam seus veículos em velocidade moderada, principalmente na avenida Presidente Vargas;

5 – Aos infratores destas determinações serão aplicadas as penalidades previstas pelo Regulamento da Polícia Civil, inclusive multa e prisão.

Publique-se e cumpra-se”!!! ‘Cabra macho’!!! Imagina se na época tivesse pandemia de coronavírus!!!

 

MISTÉRIO –

*** Qual foi o desembargador que deixou de ir a um importante encontro de Colégio de Ouvidores, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 22, só para não deixar o colega Baiminha assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão???!!! Por que será???!!!

*** Qual é o parlamentar federal, pré-candidato nas eleições majoritárias, que anda ‘botando o bicho’ nas redes sociais e ‘arrastando asa’ para as novinhas???!!! E é cada ‘avião’, que precisa ver’!!!

*** Qual ex-sindicalista, hoje parlamentar, que ajuda ‘Choros’ e ‘Caravanas Culturais’ da Jansen Muller, mas nega apoio para programa cultural de um jornalista conhecido como ‘Língua de Fogo’ e que está ‘hospedado’, hoje, na emissora do Apicum???!!!

*** Qual é o parlamentar que diz não gostar do Colunaço, mas ao se manifestar nas redes sociais sobre o concurso do ‘Poder Rangedor’ parecia o Dr. Pêta???!!! Só Freud explica…!!!

*** Quem são os blogueiros que andam atacando um secretário de estado com a “sutileza da tentativa de extorsão” escondida nas ‘entrelinhas’ e atrás das postagens???!!!

*** Qual é a prefeita do Vale do Pindaré que só ‘pisa’ de passagem na cidade, porque agora mora é em Santa Inês???!!!

*** Qual é o blogueiro, ‘genérico’ do Dr. Pêta, que anda postando nos grupos de zap, ‘Mistérios’ tipo “Quem é o ex-secretário e atual pré-candidato a deputado estadual que estava conversando com uma ‘novinha’ no Instagram e agora as conversas ‘picantes’ vazaram???!!! “Ki é isso”, ‘genérico’???!!!

*** Quem foi a boieira que ‘pegou ar’ ao ser procurada por um programa de emissora de rádio – responsável por uma campanha em prol dos brincantes – para mostrar alguma imagem do seu ‘bumba-boi’ dando água e/ou lanche para as suas ‘índias’, ‘índios’, ‘vaqueiros’ e ‘vaqueiras’ durante as apresentações do São João do Maranhão???!!! Pense numa ‘boca de confusão’!!!

*** Qual empresa prestadora de serviço recebeu repasse governamental para pagar a primeira parcela do décimo terceiro salário e ainda não ‘se coçou’???!!!

*** Qual ex-secretário não usou a caneta Bic quando sentado na cadeira e agora promete agir???!!! Mas, no entanto, contudo, todavia, sem a expectativa de poder e se dizendo incomodado por não saber das pautas apresentadas!!! ‘Marrapá’!!!

*** Cadê a iluminação da área de vivência as Praça Mestre Antônio Vieira, no bairro do Monte Castelo???!!! Inaugurada no dia 31 de julho de 2021, pelo então secretário das Cidades Márcio Jerry, o ‘batizado’ novo ponto de interação dos moradores do Monte Castelo está completamente às escuras!!! Bora resolver!!!