-->

Ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, Juscelino afirmou que trabalha com diversos ministérios para garantir conectividade a todos os brasileiros

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou, nesta terça-feira (6), da inauguração do Residencial Leonel Brizola, em Timon (MA), ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, do governador Carlos Brandão e da prefeita Dinair Veloso. Foram entregues 500 moradias por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Também prestigiaram o evento diversos prefeitos, líderes políticos e parlamentares, a exemplo da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e do deputado federal Cleber Verde (MDB-MA).

“É um dia muito especial para todos nós, mas um dia mais marcante ainda para cada uma das 500 famílias que serão beneficiadas e estão realizando o sonho da casa própria. É uma determinação do presidente Lula que eu, o ministro Jader e todos da sua equipe realizemos políticas públicas que façam diferença na vida das pessoas. Estamos em um novo momento no nosso país, em que estamos resgatando, sob a liderança do presidente Lula, o sorriso no rosto dos brasileiros”, afirmou.

O ministro Jader Filho ressaltou o empenho de Juscelino para que o Residencial Leonel Brizola fosse concluído e entregue aos timonenses. “Desde que eu cheguei ao Ministério das Cidades, o ministro Juscelino Filho tem me pedido para que a gente pudesse realizar esse sonho. Eu disse que viria junto com você entregar essas moradias. E hoje estamos aqui, meu amigo, cumprindo uma promessa”, contou.

Conectividade – Os Ministério das Comunicações e das Cidades trabalham conjuntamente para viabilizar a promoção de infraestrutura passiva de telecomunicações nos projetos do Minha Casa, Minha Vida. “A intenção é garantir de forma ágil o serviço essencial de conectividade para as famílias beneficiadas pelo programa”, disse Juscelino. Ele frisou que a Inclusão Digital foi estabelecida como prioridade do governo Lula. Para tanto, “estamos dialogando com diversos ministérios e estabelecendo parcerias para levar internet e acesso à informação para todos os brasileiros”.

O Ministério das Comunicações também anunciou, em março, a ligação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) do município com a Rede Poti (Redecomep). Dessa forma, milhares de estudantes do Campus de Timon terão acesso à internet por meio de fibra óptica com velocidade de 10 Gbps, proporcionando redução nos custos e aumentando a qualidade da conexão para fins acadêmicos e de pesquisa.

MCMV – O Minha Casa, Minha Vida foi criado pelo governo do presidente Lula em março de 2009 e retomado, com novas regras, em fevereiro de 2023. As principais mudanças tratam do aumento do valor máximo de renda dos beneficiários e da retomada da Faixa 1 como público prioritário do programa. Esse grupo engloba as pessoas que vivem em situação mais vulnerável e que correspondem a 74% do déficit habitacional urbano.

No começo do mês, a Comissão mista da Câmara e do Senado que analisa a medida provisória para retomar o Minha Casa, Minha Vida (MP 1162/23) aprovou o relatório que faz mudanças na versão original enviada pelo governo. O texto estabelece as novas regras para o programa e traz dispositivos para aquisição e instalação de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *