-->

A operação deflagrada pelas autoridades maranhenses resultou no afastamento do prefeito de Santa Inês, Luís Felipe Oliveira de Carvalho, popularmente conhecido como Felipe dos Pneus. As investigações apontam para a existência de uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela desembargadora relatora da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil e do Gaeco Piauí. Além do afastamento do cargo de prefeito, a medida visa aprofundar as investigações sobre as acusações envolvendo Felipe dos Pneus.

Gaeco realiza operação contra desvio de recursos na Prefeitura de Santa Inês

O início das investigações ocorreu após o compartilhamento de provas pela Polícia Federal, provenientes da Operação Free Rider, realizada em abril de 2022. O material revelou um esquema de direcionamento de licitações com pagamento de propina por parte das empresas contratadas pelo município de Santa Inês, em benefício do prefeito e de pessoas relacionadas a ele.

Com base nas informações obtidas pelo Gaeco, foi possível identificar a participação de diversas pessoas físicas e jurídicas que atuavam em conjunto para desviar recursos públicos através da Prefeitura de Santa Inês, sob a gestão de Felipe dos Pneus. O esquema contava com a liderança do prefeito, além de dois articuladores responsáveis pela montagem das licitações fraudulentas e controle do repasse de propina. Também havia a colaboração de servidores comissionados ligados à Prefeitura, empresas beneficiárias e intermediárias, bem como seus respectivos sócios.

O montante desviado pelo grupo criminoso chega a aproximadamente R$ 55 milhões, verba que deveria ter sido destinada à manutenção das necessidades básicas da comunidade local. Entre as fraudes identificadas estão contratos relacionados ao fornecimento de medicamentos e materiais de saúde, recuperação de estradas vicinais e serviços de engenharia para a Prefeitura, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *