-->

Os últimos ajustes para o início do São João do Mundo, o São João 2023 que será realizado pelo Governo do Maranhão, foram debatidos na tarde desta quarta-feira (24) durante reunião com os representantes das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), Cultura (Secma), Turismo (Setur) e Comunicação Social (Secom). O encontro ocorreu na sede da SSP, na Vila Palmeira, e reforçou as estratégias de segurança dos circuitos, além da divulgação da festa e acolhimento dos visitantes.

Entre os pontos elencados na área da segurança, foi destacado o reforço do efetivo que ao longo dos anos tem garantido ao Maranhão as festas mais seguras do país. O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, ressaltou que haverá o reforço do contingente e também ampliação dos veículos empregados para patrulhamento, além do reforço do videomonitoramento.

“Discutimos o melhor plano estratégico para garantir a tranquilidade aos maranhenses e aos visitantes que virão ao estado nesse período. Vamos aumentar o número de policiais de forma que a população poderá brincar tranquilamente. Os turistas podem ficar despreocupados que teremos o maior São João do mundo, o mais tranquilo e o mais seguro”, afirmou o secretário Maurício Martins.

A reunião para referendar as ações de segurança foi destacada pelo secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda. Ele lembrou que a festa começará no dia 26 com o tradicional cortejo pelas ruas do Centro Histórico e que a segurança existente na festividade é uma das marcas do São João.

“É um momento de muita alegria a tão esperada data do nosso querido São João e estamos junto com a Comunicação, com o Turismo e com a Secretaria de Segurança Pública alinhando todos os detalhes para fazermos uma festa bonita e grandiosa para o nosso povo, com muita cultura e também muita segurança, pois assim são os eventos proporcionados pelo governador Carlos Brandão”, relatou.

Outra característica importante do São João deste ano é o foco na descentralização. “Teremos mais de 14 arraiais oficiais e diversos apoios que daremos aos municípios do nosso estado. Vamos ter o tradicional Arraial do Ipem, do Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, na zona rural de São Luís, além das cidades de Imperatriz, Barreirinhas, Pinheiro e Timon. A descentralização é uma palavra muito forte do Governo Carlos Brandão e vamos garantir geração de emprego e renda em diversos municípios, vai ser o maior São João do mundo”, declarou Yuri Arruda.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a grandiosidade do São João e o empenho conjunto dos vários órgãos estaduais em prol da festividade. “O turismo é uma atividade que é parceira com a cultura, com a segurança, com a comunicação e viemos aqui conversar. É de grande importância que todos possam se sentir seguros na nossa cidade, passear, se divertir, viver, brincar o São João e se alegrar porque estaremos com policiamento na rua, acompanhando, fazendo um trabalho preventivo”, explicou a secretária.

A reunião também contou com a presença da secretária adjunta de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação Social, Mieko Wada. Na ocasião, ela representou o secretário da Comunicação Social, Sérgio Macedo, e reforçou o compromisso da pasta com a divulgação da festa.

Maior São João do Mundo

Com o lema Maior São João do Mundo, o Governo do Estado preparou o São João 2023 com 65 dias de programação, que inclui as prévias juninas realizadas durante os domingos do mês de maio, os arraiais oficiais que começam a receber apresentações no dia 1º de junho e também a extensão da festa com apresentações ao longo do mês de julho. A estimativa é de 6 mil espetáculos que além da capital também abrilhantarão as regionais de Imperatriz, Barreirinhas, Timon e Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *