-->

Na semana em que se destaca o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Maranhão, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), representando a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participa de workshop organizado pela Secretaria de Clima e Florestas dos Governadores (GCF Task Force), realizado na Califórnia (EUA), no período de 4 a 9 de junho de 2023.

O engajamento do Estado decorre do desenvolvimento da política de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD+), cujo objetivo principal coaduna com a proposta do evento, que reúne os países membros da Amazônia Legal, interagindo com o CTrees, organização sem fins lucrativos que tem como missão de rastrear o carbono em árvores de todo o planeta e outros parceiros, na busca de tecnologias de ponta e ferramentas que reduzam a sua nociva emissão.

Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, as discussões que permeiam o encontro e o acesso aos dados e tecnologias são de extrema relevância para o Estado, na meta de redução do carbono.

“A Mapa, por ser o agente financeiro e trabalhar conjuntamente com a Sema, busca cada vez mais conhecimento e melhorias nos processos que possam contribuir para a preservação do meio ambiente, atraindo parceiros com essa mesma consciência”, ressaltou o presidente.

Além do presidente Cassiano Pereira Junior, o secretário executivo da Força Tarefa GCF no Brasil, Carlos Aragon, também integra a comitiva.

Ferramentas –  O CTrees (https://ctrees.org/) é o primeiro sistema de monitoramento global a permitir uma contabilidade robusta de carbono florestal com métodos e dados transparentes, precisos e acionáveis.

REDD+ é um instrumento desenvolvido no âmbito Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados relacionados à recuperação e conservação de suas florestas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *