-->

O período junino é um dos mais movimentados no Maranhão, que recebe milhares de turistas vindos de diversos estados brasileiros e de outros países para conhecerem as belezas naturais, arquitetônicas e os atrativos culturais maranhenses. Além dos diversos equipamentos e outras atrações, o Governo do Maranhão realiza diversas ações para que os turistas tenham a melhor experiência possível durante sua estada neste período.

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a previsão de desembarques aéreos indica que o mês de junho de 2023 terá 22,35% mais visitantes em relação a junho de 2022, sendo 85% dos visitantes turistas nacionais e 15%, internacionais. Para conhecer melhor o perfil do visitante que vem para o Maranhão no período das festividades juninas, a Setur vai realizar a Pesquisa de Demanda Turística nos arraiais a partir do dia 15 deste mês, durante três finais de semana.

“O Maranhão recebe de braços abertos os visitantes para que eles possam conhecer as nossas riquezas naturais, patrimoniais e culturais. O Maranhão é um estado rico em manifestações culturais. O Governo do Estado incentiva e estimula o turismo e tem uma política de acolhimento para que todos os visitantes se sintam bem-vindos”, afirma Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo.

O paulista Gênesis Cavalcante, 28 anos, veio ao Maranhão pela primeira vez este ano acompanhado de dois amigos. Eles chegaram na sexta-feira (2) e foram embora na terça-feira (6). Apesar do pouco tempo, vão voltar para casa encantados com tudo que viram e viveram no estado.

“O Maranhão vale muito à pena. A cultura é completamente diferente da minha. Minha estada aqui está sendo sensacional. Recomendo muito esta experiência para todos que puderem vir”, disse Gênesis Cavalcante.

O encanto do jovem e de seus amigos se deve às belezas arquitetônicas do Centro Histórico de São Luís, que é Patrimônio Mundial da Humanidade, e que neste período do ano ganha um elemento todo especial: o colorido forte e vibrante das bandeirinhas de São João em formato de mosaico que se espalham por diversas ruas da região como a da Estrela, Portugal, da Alfândega e outras.

Decoração com bandeirinhas

Desde que foi usada pela primeira vez, a decoração com bandeirinhas coloridas tem sido um chamariz para postagens nas redes sociais, e encantou a artesã Aurélia Fonteboa, 58 anos, que veio de Carmo do Cajuru (MG) para conhecer o Maranhão pela primeira vez. “A cidade é muito legal, muito bacana, linda. Esse colorido das bandeiras é muito encantador. O povo é muito acolhedor, todo mundo com sorriso no rosto. Estamos sendo muito bem acolhidos pelos motoristas de Uber, no atendimento nos restaurantes, nos hotéis. Recomendamos muito a todos que venham para o Maranhão”, afirmou.

Aurélia veio para o estado acompanhada de três amigos. Eles chegaram na segunda-feira (5) e partiram na quinta-feira (8), mas não sem antes conhecer um arraial. “A gente já tinha um plano de fazer a travessia dos Lençóis Maranhenses. Então, resolvemos chegar alguns dias antes para conhecer também as belezas de São Luís e escolhemos esta época do ano para aproveitarmos também um pouco do São João. Antes de irmos embora vamos com certeza ao Arraial do Ipem. Já demos uma pesquisada e já estamos nos programando para ver as apresentações do São João”, contou.

Também no Centro Histórico de São Luís os turistas podem conhecer melhor o São João do Maranhão por meio de uma exposição permanente sobre o bumba-meu-boi que acontece na Casa do Maranhão, museu do Governo do Estado.

Para garantir a tranquilidade e segurança dos visitantes o Batalhão de Polícia Militar de Turismo do Maranhão (BPTur) tem feito o policiamento de todos os principais pontos turísticos da capital.

Arraiais são destaque

Quem já foi conferir as apresentações do Arraial do Ipem e ficou maravilhado com a diversidade da cultura maranhense foi o advogado Carlos Roberto Ricardo, 59 anos, de Blumenau (SC). Ele e a família também estão visitando o Maranhão pela primeira vez.

“Eu fui ao Arraial do Ipem ontem à noite. Foi uma experiência como nenhuma outra na minha vida. Amei tudo lá. Culinária maravilhosa. As barracas e o atendimento maravilhosos. Vimos as apresentações do bumba-meu-boi e foi tudo muito 10, muito maravilhoso”, comentou Carlos Roberto Ricardo.

Para aproveitar melhor o Maior São João do Mundo, Carlos Roberto Ricardo e família ficarão no estado até o dia 13 de junho e já programaram retorno ao Arraial do Ipem para conferir mais das apresentações.

O Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais do Estado, iniciou sua programação no domingo (4) e será um dos principais palcos dos 65 dias de apresentações do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão, que contará com 14 pontos de arraiais espalhados pela capital, além da programação no interior do estado.

Além da decoração especial e dos milhares de apresentações que serão realizadas no período oficial de festividades, o Governo do Maranhão tem realizado outras ações para dar boas-vindas aos turistas que têm chegado e proporcionar a eles as melhores experiências durante sua estada no Maranhão.

Boas-vindas

Entre estas ações de boas-vindas destaca-se o receptivo realizado no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Realizada de forma conjunta pelas secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secma) e de Comunicação Social (Secom), a atividade surpreende quem desembarca na capital, pois é recebido com uma breve apresentação folclórica do São João do Maranhão e ainda recebe de brinde uma matraca, instrumento de percussão para se integrar ao ritmo da festa.

Os visitantes também recebem folders com informações sobre o São João do Maranhão. O folder conta ainda com um QR Code por meio do qual o visitante pode baixar o aplicativo São João do Maranhão para ter na palma da sua mão um guia com a programação detalhada de cada arraial, notícias sobre o São João do estado, informações sobre a rede de hotéis e sobre a cultura, gastronomia, pontos turísticos e outros detalhes sobre o estado.

Nessa terça-feira (6) a Setur lançou o Programa Maranhão Anfitrião, Povo Hospitaleiro. A atividade acontecerá simultânea à ação de boas-vindas aos turistas no desembarque do aeroporto para desenvolver ações de hospitalidade nos 10 polos turísticos do estado e seus 68 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *