-->

Nos fins de semana muitas pessoas buscam as praias, rios e piscinas como point de lazer. Os locais de banho são sempre muito procurados, pois garantem diversão para toda família. Pensando nisto, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) alerta para uma série de cuidados para evitar afogamentos, principalmente com as crianças e adolescentes, para que todos aproveitem cada momento sem problema.

Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, cerca de 5 mil pessoas morrem por afogamento a cada ano no Brasil. No Maranhão, até no início de junho, foram registradas 19 ocorrências de afogamento, sendo três óbitos somente na Grande Ilha, conforme levantamento do CBMMA.

Ainda segundo os Bombeiros, mais de 5 mil abordagens preventivas foram realizadas, nesse mesmo período em 2023, pelas equipes do Batalhão de Bombeiros Marítimo. Os números de salvamentos em casos de afogamento ainda são baixos, mas é um trabalho que exige muita dedicação e técnica por parte dos bombeiros, tudo para que uma vida seja salva.

Uma dica importante é ficar atento às orientações dos bombeiros para prevenir o acidente fatal e desfrutar de um dia de sol, de um mergulho na água geladinha e de um momento com a família, com muita segurança.

“Existe um trabalho preventivo que as equipes do Batalhão de Bombeiros Marítimo realizam e que busca garantir mais segurança aos frequentadores das praias da Região Metropolitana de São Luís. Os banhistas são orientados sobre o que é correto e também sobre o que não é recomendado fazer”, comentou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

Orientações

Quer curtir o momento sem nenhum problema? Então, se liga nas orientações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e aproveite a praia sempre com prudência. Para um comportamento seguro na água, algumas importantes dicas precisam ser seguidas:

– Evitar bebidas alcoólicas;
– Ficar atento à profundidade da água;
– Dar atenção especial às crianças;
– Respeitar as sinalizações na orla;
– Manter-se próximo dos postos dos bombeiros;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *