-->

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou o Projeto de Intervenção para Implementação da Puericultura no Estado do Maranhão, nesta quinta-feira (18), no auditório Henrique de La Rocque. O lançamento aconteceu durante a abertura do I Seminário Estadual de Puericultura. O encontro tem como foco debater “Atenção Integral a Saúde da Criança na Perspectiva da Puericultura: redução de riscos e promoção da vida”. A programação prossegue até sexta-feira (19).

“O projeto é uma das ações do Governo do Maranhão que foca no municipalismo. Ela vai trabalhar na organização dos processos de trabalho dos municípios. É um projeto que alcança o que o governador Carlos Brandão e o secretário de Saúde, Tiago Fernandes vem afirmando”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos.

Vinte e seis municípios, distribuídos, em 15 regionais de saúde, fazem parte da primeira etapa do projeto. De acordo com a SES, os critérios de seleção foram experiência com Planificação da Atenção Primária em Saúde; municípios da Grande Ilha com maternidades estadual ou municipal de referência na atenção ao parto e nascimento, além dos municípios maranhenses de menor população e com cobertura de 100% da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O Projeto de Intervenção para Implementação da Puericultura é uma efetivação da política de atenção integral à saúde da criança de 0 a 6 anos, prestando uma assistência global e individualizada, com vistas a promover o cuidado e o bem-estar geral da criança.

A Puericultura assegura através de consultas periódicas, a avaliação do desenvolvimento e crescimento da criança, como: o estado nutricional e histórico alimentar; cobertura vacinal; desenvolvimento neuropsicomotor; visão, audição e desenvolvimento intelectual; desempenho escolar e saúde bucal.

Para a chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, os primeiros anos de desenvolvimento de uma criança são um dos ciclos fundamentais na atenção integral e nos cuidados que devem incluir tanto os serviços públicos, as comunidades, como as próprias famílias. “Todo esse processo de atenção e cuidado o Brasil sempre foi muito exemplar. Tem um histórico de trabalho desde os anos 1960 e 1970 e que sofreu impactos. Nesse momento o que a gente reconhece em diferentes lugares do Brasil, e o Maranhão nesse sentido também, esse retorno a um padrão de qualidade na primeira infância”, destacou.

Carta Compromisso

O projeto visa melhorar os indicadores assistenciais da atenção integral da população infantil. Dos 26 municípios participantes, 10 estavam presentes na solenidade e assinaram a Carta Compromisso da Puericultura.

Participam do Seminário profissionais da Estratégia de Saúde Primária dos 217 municípios do Maranhão. Entre os temas, a Criança sujeito de direitos: Compromisso do Estado, de Gestores e profissionais; Atenção integrada à criança na perspectiva da Puericultura: redução de riscos e promoção da vida; a consulta de puericultura: promoção de saúde e prevenção de agravos.

“Esse é apoio é muito importante, somos uma cidade pequena, distante da capital, ter esse reforço é uma das formas da gente desenvolver a puericultura da melhor forma possível”, disse a secretária de Saúde do município de Tufilândia, Patrícia Nascimento.

O secretário municipal de Saúde de Timon, Márcio Sá, ressaltou a parceria entre os entes federativos. “A gente entende que a primeira infância é muito importante, desde o pré-natal, nascimento e todas as fases precisa ter esse cuidado. A nossa cidade já vem trabalhando na Planificação, através dela nós reorganizamos os serviços. Então, nós vemos tudo isso que está acontecendo com grande otimismo. A atenção primária é um grande desafio”, afirmou.

Também participaram do evento, o superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES, William Ferreira, a chefe de Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Dennyse Alves, o coordenador das Regionais de Saúde, Aristeu Marques, a diretora da Escola de Saúde Pública, Ana Lúcia Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *