-->

O presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira, juntamente com o diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural, George Aragão, foram à Brasília (DF) entre os dias 23 e 25, para participar de encontros com representantes do Governo Federal, no intuito de estabelecer parcerias para impulsionar o desenvolvimento rural no Estado.

 

A equipe do Iterma reuniu-se com Ernesto Santana, diretor de Governança Fundiária no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o objetivo de discutir a retomada dos acordos de regularização fundiária na região da Amazônia Legal, com investimento no valor total de mais de R$ 5 milhões, destinado a acelerar o processo de regularização ambiental dos imóveis rurais no Maranhão. Além disso, dialogaram sobre a possibilidade de estabelecer novos convênios relacionados à regularização de territórios quilombolas.

Em seguida, o presidente Anderson Ferreira encontrou-se com Rose Rodrigues, Diretora de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos, para dialogar sobre a aplicação de créditos da reforma agrária direcionados aos assentados do estado, em especial o “fomento mulher” e o “crédito habitação”. Com isso, o Iterma garante a participação do Maranhão nas reuniões técnicas do INCRA, a fim de definir a alocação desses recursos em prol dos homens e mulheres e do campo.

 

Entre a extensa programação de visitas e reuniões, Anderson Ferreira esteve ainda com Antônio Oliveira Santos, coordenador de Programas de Acesso à Terra, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo foi discutir programas de acesso à terra que envolvem investimentos privados, com ênfase no financiamento por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Eles também definiram estratégias para a implementação desse programa, permitindo que os agricultores familiares possam adquirir propriedades rurais.

E para finalizar, Anderson Ferreira e George Aragão, reuniram-se com Hildo Rocha, secretário Executivo do Ministério das Cidades, para discutir uma parceria destinada à aquisição de habitações rurais aos assentados dos Projetos Estaduais de Assentamento (PEs), por meio do Programa Minha Casa Minha Vida Rural.

O presidente do Iterma destacou a importância dessa semana de trabalho em Brasília, para dar continuidade às ações que o governador Carlos Brandão tem desenvolvido para ampliar a regularização fundiária no Maranhão. “Avançamos em diversas pautas, incluindo o retorno do acordo para a regularização fundiária na Amazônia Legal ainda este ano, também com perspectivas de obtermos mais créditos de apoio, fomento e crédito habitacional. Conseguimos garantir a inclusão do Maranhão na reunião técnica do Incra, para apresentarmos os resultados bem-sucedidos que alcançamos com o trabalho executado pela nossa equipe, em prol de melhorias para o trabalhador e trabalhadora do campo”, disse o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *