-->

A responsabilidade d’O INFORMANTE, o clima azedo entre Braide e procuradores e a recompensa da ‘ex’ agora ‘perseguida’  porque virou adjunta são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 21. Mas Dr. Pêta traz, ainda, outras ‘notícias’ picantes e os intrigantes Mistérios da semana, como este: “Qual sobrinha de prefeito do Vale do Itapecuru ganhou um cargo de adjunta como recompensa por ter tirado o sobrenome do ‘ex-cara-metade’ que o tio dela não suporta”???!!!. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Um exemplo de jornalismo com responsabilidade!!! Foi o que deu o portal O INFORMANTE, esta semana, na abordagem do atentado da Vila dos Frades, no polo Coroadinho, que resultou na morte de uma estudante de 15 anos e em ferimentos a bala graves em um adolescente de 17 anos e num jovem, de 22, envolvido com tráfico de drogas!!! Ainda na noite de quinta-feira, 18, O INFORMANTE publicou o fato anunciando a morte da adolescente Mauritânia!!! Na sexta, blogs de São Luís amanheceram com a informação de que o outro adolescente também havia falecido!!! O próprio CIOPS, em seu boletim, também informava duas mortes!!! As notícias e a informação da polícia, que não procediam, acabaram induzindo ao erro o governador Carlos Brandão, que usou suas redes sociais para lamentar a morte dos DOIS menores!!! Com informações de dentro do Centro Cirúrgico do Hospital Djalma Marques (Socorrão 1), O INFORMANTE dava a notícia correta: de que a estudante Marília havia falecido e que o namorado dela, Gabriel Lisboa, estava na UTI com morte cerebral atestada!!! Logo em seguida, depois de conversar com um dos médicos do Centro Cirúrgico, o Portal acrescentou a informação de que o estado de saúde de Gabriel era crítico e que uma junta médica ainda iria se reunir para confirmar ou não a morte cerebral do rapaz!!!

*** A propósito de Segurança, um melhor entrosamento foi a principal motivação para a mudança que acontecerá no comando geral da Polícia Militar do Maranhão!!! O atual comandante, Emerson Bezerra, tinha um “perfeito entrosamento” com o amigo e ex-secretário titular da SSP, Coronel Sílvio Leite!!! O mesmo “entrosamento perfeito” não acontece com o atual secretário Maurício Martins, embora os dois tenham um relacionamento institucional sem qualquer problema!!! Normal!!! No entanto, o ideal, mesmo, é que Polícia Civil e Polícia Militar tenham uma relação que vá além do institucional, por se tratar de um setor altamente complexo…, e essa relação deve acontecer entre o secretário Maurício Martins e o futuro comandante da PMMA, seu amigo e coronel Paulo Fernando, que hoje comanda o gabinete militar da Assembleia Legislativa do Estado!!! Doravante, concluída a posse do novo comandante, em data ainda a ser marcada, o cargo do Cel Fernando na Alema será ocupado por Emerson Bezerra!!!

*** Meu amigo, o clima azedou entre procuradores do município e o prefeito Eduardo Braide!!! Tudo por conta de um PL (Projeto de Lei) de restruturação da carreira desses profissionais, que, de repente, viram frustradas promessas de “mundos e fundos” que foram feitas para a classe!!! Pois é…, o prefeito prometeu enviar à câmara esse projeto e agora, segundo eles, mudou de opinião e não estaria mais recebendo a categoria!!! A situação chegou a tal ponto, que os procuradores que ocupavam funções de chefia chegaram a entregar o cargo, e diz que o clima é quase de ameaça de greve!!! O projeto, que agora é chagado dentro da própria administração de “PL Primeiro de Abril”, corrigiria distorções entre as classes da mesma carreira, pois os mais novos ganham bem menos que os mais antigos!!!

*** Meu amigo, e quem tá super bem no Planalto Central é o Ricardo Cappelli, o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Flávio Dino!!! Interventor federal já por duas vezes – no governo do Distrito Federal, durante a crise do 8 de janeiro, e, por último, na GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República –, Cappelli teve reconhecido o competente e determinado trabalho que realizou nas duas oportunidades e será homenageado com o título de “Cidadão Honorário do Distrito Federal”!!! Sem dúvida, trata-se de um ato pela democracia que confirma o acerto e o êxito da decisão tomada pelo presidente Lula!!! A sessão solene de outorga do título será realizada nesta terça-feira, 23, às 19h, no Plenário da Câmara Legislativa do DF, conforme convite feito pelo presidente da casa, deputado Wellington Luiz!!!

*** Essa aqui é grave!!! Detentos com ordem judicial para serem colocados em liberdade estão sendo mantidos presos!!! Já tem desembargador tomando providências para que as decisões sejam cumpridas!!!

*** Rapaz, lembram o famoso “Telequete Montila”, com Ted Boy Marino, Verdugo, Rasputim Barba Vermelha, Índio Paraguai, Leopardo…???!!! As antigas lutas livres que faziam sucesso e eram transmitidas pela televisão ganharam uma nova versão, agora, com lutadores de terno e gravata “engatando” em plenários!!! Que o digam alguns vereadores de São Luís, que, de repente, andam imaginando o velho “telequete” com seus tacles de Ted Boy Marino e “marteladas” do Verdugo, e só não conseguem colocar em prática e ficam apenas nas ameaças por causa do “SPV” (Super Paulo Victor)!!! Ao menor sinal de “pega”, SPV já desce da cadeira número 1 do Plenário, “num pulo”, e se enfia no meio dos brigões, contornando a situação!!!

*** Viram aí a notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para proibir a ‘revista íntima’ vexatória nas visitas em presídio???!!! Pois é…, mas sabia que por aqui tem chefe de poder que faz revista em terceirizados, estagiários, servidores e que nesta semana será julgado por nepotismo em conselho superior de justiça???!!! Bora ver o que vai dar!!!

*** Olha essa, de um “cabra” que chamou um “amigo” para um motel aqui na “Grande Ilha”!!! Pois é… depois de seis horas de “loucuras na cama”, já por volta de 1 da manhã, ele falou ao “parceiro” que ia “lá embaixo” pegar o carregador pra poderem chamar o ‘uber’!!! Em seguida, desceu, entrou no carro, falou à recepcionista que ia pegar um lanche e “se mandou”, deixando o “amigo” no motel!!!

*** Lembram a famosa “Gangue do Fusion Preto”, responsável pela aposentadoria de vários juízes e um desembargador, sem qualquer consequência punitiva???!!! Pois é…, ‘línguas ferinas’ do próprio judiciário comentam, com temor, que ela pode ‘ressuscitar’!!! Pior que os amantes das ‘teorias da conspiração’ ainda relacionam esse fato com a escolha do novo desembargador pelo Quinto Constitucional!!! ‘Rapá’!!!

*** Rapaz, pense num ‘Mistério’ que deu o que falar, e provocou providências…, aquele do ‘japonês’, vizinho da AMPEM, que estava ampliando o seu terreno à custa da destruição de dunas, aproveitando os feriados para ‘tratorar’!!! Pois é…, depois que Dr. Pêta chamou a atenção das autoridades ambientais, os ‘homens’ foram lá e embargaram tudo!!!

*** E olha só que ‘historinha’!!! Uma sobrinha de prefeito da região do Vale do Itapecuru e seu ‘cara-metade’, irmão de ex-presidente de entidade ligada ao setor jurídico, viviam relativamente bem…, até que, envolvido com uma ‘novinha’, o ‘cabra’ ‘abeirou’ do casamento e foi morar com a ‘filial’!!! Como ‘recompensa’, depois que a sua sobrinha (e filha de criação) retirou o sobrenome do ‘pulador de cerca’, que o prefeito não suportava, o tio conseguiu para ela um cargo de secretária-adjunta no governo!!! Resultado: com a ascensão da mulher, o ‘ex-cara-metade’, agora, vive a ‘persegui-la’…, a ponto de ter viajado para o Sul do Estado, onde ela participa da Agrobalsas, para tentar de todo jeito ‘se entender’ com a ex!!! Meu amigo, pense num ‘balacobaco’ quando os dois se encontraram!!! “A briga foi feia…, teve ‘dedo na cara’, teve voz alterada, teve tudo que tem em uma discussão…”!!! “Mas eu não, eu já terminei SIM, você é que quer reatar”, hahahahahahahahahaha!!!

*** Alô, alô, “Don PV”!!! Consumidores que buscam o judiciário maranhense para demandas contra o Sistema Financeiro, com base na Lei 14.871/2021, reclamam que, após tentarem acordo administrativo, mediação por meio do site consumidor.gov.br e CEJUSC, deparam com lentidão na tramitação dos processos!!! Fica o apelo!!!

*** Meu amigo, o ‘jacaré está de boca aberta” no Hospital Nina Rodrigues, ali pras bandas do Monte Castelo!!! Funcionários da ‘colônia’ estão à base do Rivotril diante do ‘zumzumzum’ de uma onda de demissões que está sendo ‘anunciada’ por lá!!! Pior foi ouvir um mais ‘doido’ do que os outros ‘lascar’ um ‘humor negro’: “Bom que os integrantes da ‘lista-negra’ já ficam internados por lá mesmo”!!! Cruz credo, hahahahahahahahaha!!! Brincadeiras à parte, a situação é realmente preocupante!!!

*** O apresentador José Raimundo Rodrigues e um setorista esportivo protagonizaram uma cena engraçada, quinta-feira, 18, durante o programa cultural do radialista, na Timbira!!! O tema era a discriminação de idade no futebol!!! Quando foi citado o nome de Pimentinha, que está com uma idade avançada para o futebol, mas continua jogando um ‘bolão’ e sendo um dos principais atacantes do Sampaio, Zé Raimundo tentou falar do craque Benzamar, mas não acertava o nome!!! “Bazamar… Bezamar… Bozamar”…, como é mesmo o nome desse jogador do Barcelona”, perguntava Zé ao setorista, que também se atrapalhava e não conseguia pronunciar corretamente o nome do craque…!!! Que aliás, caros colegas, é do Real Madri e não do ‘Barça’, hahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, um prefeito do Sul do Maranhão segue com seu ‘inferno astral’ e atrapalhando aliados!!! Que o diga uma ex-integrante da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que enfrentou uma baixa votação durante a consulta direta da advocacia maranhense para a composição da lista duodécima do Quinto Constitucional!!! A derrota foi especialmente significativa para o prefeito, que tinha nela uma de suas opções favoritas!!! Diante do resultado, ele terá agora que lidar com mais essa derrota política e buscar outras alternativas para a vaga no TJMA!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual é o poder que tem servidores, muitos com função gratificada e cargo comissionado, trabalhando remotamente de casa???!!! Detalhe: as moradias são em outros países!!! Tem servidor comissionado morando em Orlando (EUA), assessora técnica no Canadá, servidora comissionada em Paris…, e por aí vai!!!

*** Quais são os parlamentares que andam “armando barraco” em casa legislativa para ver quem consegue mais patrocínio para arraial???!!!

*** Quem foi o assessor do Palácio Clóvis Bevilacqua, na Pedro II, que comprou uma porsche zerada???!!!

*** Quem é a “granuda” que “desaliançou” e agora anda ‘bancando’ um ‘novinho’???!!! Eita, “mucilon”!!!

*** Qual foi a “estrela” aposentada, ‘boazinha da silva’, que estacionou seu ‘carrão’ em vaga de especial num badalado supermercado do Renascença???!!! Pode isso, ‘Arnaldo’???

*** Qual sobrinha de prefeito do Vale do Itapecuru ganhou um cargo de adjunta como recompensa por ter tirado o sobrenome do ‘ex-cara-metade’ que o tio dela não suporta???!!!

*** Qual vereador da ‘Grande Ilha’ comprou uma caminhonete blindada por quase ‘uma milha’???!!!

*** Qual é a dupla de diretoras, sem força política com o chefe, que enfrenta desabastecimento, superlotação, infrações trabalhistas e uma obra inacabada???!!! E que ‘sextou’ com paralisação de um setor vital para o hospital!!!!

*** Quando será que as autoridades sanitárias vão se manifestar sobre a comercialização de carnes em supermercados da ‘Grande Ilha’, semelhante à exposição padrão do “Itareque”…, com ‘todo mundo’ passando a mão na picanha???!!!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *