-->

Procon fiscaliza e orienta postos na capital maranhense sobre redução de preços dda gasolina e óleo diesel 

Dezessete postos foram notificados, hoje, 17, para apresentarem notas de compra e venda de combustíveis depois que a Petrobras anunciou a redução de preços da gasolina e do óleo diesel, nessa terça-feira, 16.

As notificações foram feitas pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), que intensificou a fiscalização a postos de combustíveis com o objetivo de averiguar a prática de preços após redução.

“É comum o repasse imediato ao consumidor de aumentos nos preços de combustíveis logo que são anunciados pela Petrobras, mas não se observa o mesmo quando se fala da redução, e, por isso, essa nossa ação visa garantir que o preço menor passado às distribuidoras também chegue de forma rápida ao consumidor, assegurando ainda aspectos como a qualidade dos combustíveis, quantidade distribuída nas bombas, entre outros direitos de quem consome”, explicou a presidente do Procon, Karen Barros.

A redução anunciada pela Petrobras é válida para o valor repassado às distribuidoras e incide sobre a gasolina, que teve diminuição de 12,6%, diesel (12,8%) e gás de cozinha (21,3%). O esperado é a redução proporcional do valor nas bombas.

“Nosso mercado é livre, sabemos que existem custos de operação, que variam em cada estado, município, mas considerando que são itens essenciais e que o consumidor é vulnerável na relação de consumo o nosso dever é garantir que essa redução chegue também às bombas e beneficie a todos”, comentou Karen.

No primeiro dia da ação, 17 postos foram notificados e tiveram que apresentar notas de compra e venda dos combustíveis. Durante os próximos dias, a ação irá se estender por todo o estado. Consumidores que encontrarem irregularidades ou não observarem redução nos preços podem colaborar com as equipes de fiscalização do órgão denunciando por meio do site procon.ma.gov.br ou aplicativo Viva Procon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *