-->

A possibilidade de três homenagens ao Maranhão nas escolas do Rio, as festas de Brandão que favorecem Braide e a saída do governo para que as aulas voltem a funcionar são destaques no Colunaço do Pêta deste domingo, 26, que traz, ainda, os intrigantes Mistérios da semana, como este: “Qual é o grupo das ‘imperosas’, comandado por um deputado e um ex-prefeito, que anda querendo todos os cargos administrativos do macrorregional, inclusive o RH???!!! Se não foram até o palácio, estão ‘a caminho’ para exigir!!! A intenção inicial é uma reunião lá ‘pras bandas’ da EMSERH”!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Rapaz, o Maranhão está mesmo na ‘crista da onda’, nacionalmente!!! Depois da homenagem da Estácio de Sá ao São João maranhense, o carnaval de 2024 no Rio de Janeiro deve ter novidades que alavancarão mais ainda o nosso Turismo!!! Uma já foi anunciada: a homenagem que a Estação Primeira de Mangueira fará à ‘nossa’ Alcione!!! E, segundo Neguinho da Beija-Flor, a escola dele está pensando em ter como enredo o Bumba-Boi do Maranhão!!! Por outro lado, há uma informação, ainda não confirmada por Dr. Pêta, de que uma outra grande escola de samba do Rio estaria pensando em apresentar no carnaval do ano que vem um enredo com os Lençóis Maranhenses!!! Já pensou!!!

*** E olha essa!!! Uma pesquisa feita recentemente mostra que o setor da Prefeitura de São Luís melhor avaliado é o da Cultura, com 80% de aprovação dos ludovicenses!!! À primeira vista soa muito estranho; afinal, o prefeito Eduardo Braide não tem feito, ‘assim’, tantos investimentos na área cultural, nem nada que leve o povo de São Luís a aprová-lo tão bem no setor!!! Mas a pesquisa, qualitativa, tem uma explicação!!! O povo não distingue bem quem, entre prefeitura e governo do estado, promove os grandes eventos na capital, principalmente São João e Carnaval!!! Se a festa é em São Luís, para os ludovicenses, quem está fazendo é o prefeito!!! Por mais que o governo estadual divulgue, faça investimentos, gaste dinheiro, saia nos grandes veículos nacionais, quem vai “ficar com os louros”, com todos os méritos será sempre a prefeitura…, no caso atual, o prefeito Eduardo Braide!!! ‘Rapá’…!!!

*** E Lula, hein!!! Sob pressão depois das declarações desastrosas contra Sérgio Moro, adiou a viagem para a China!!!

*** O desabamento de parte do muro do viaduto ao lado do Palácio dos Leões deve servir de alerta para a Defesa Civil!!! Estruturas comprometidas preocupam!!! Bom saber como andam as pontes José Sarney, Bandeira Tribuzzi e as duas do Caratatiua!!!

*** A estranha intransigência de uma parte dos professores dominada pela oposição vai acabar obrigando o governo do estado a contratar terceirizados para que as escolas possam voltar a funcionar!!! Não existe outro caminho a ser tomado para evitar que milhares de alunos continuem sendo prejudicados por uma greve com todos os indícios de componente político!!! O governo poderia ter um problema nessa decisão, com a iminência de um decreto do governador Carlos Brandão, que objetiva otimizar a utilização dos servidores terceirizados, proibindo novas contratações no estado!!! Nesse caso, no entanto, a situação se caracterizaria como exceção, porque as escolas precisam funcionar!!! E também, como a Secretaria da Educação, fatalmente, imporá faltas nos grevistas, obviamente, os efetivos que faltarem nesse período de paralisação não receberão!!! É isso que dá ‘esticar a corda’ a níveis de total inconsequência!!!

*** São graves os relatos de hostilidade a professores que votaram pelo fim da greve, e também a respeito da completa balburdia protagonizada por quem deveria educar!!! O Maranhão é o segundo estado que melhor paga os professores!!! Só esta informação já seria suficiente para deslegitimar qualquer movimento paredista!!! Isso porque não é razoável negar o direito fundamental de nossos jovens de receber educação para pleitear valorização salarial em um estado que tem o segundo maior salário do país!!! Pois é…, ainda que não tenhamos o melhor desempenho nos índices educacionais, os professores daqui percebem salários maiores que a maioria dos colegas de outros estados!!! Não é à toa que vários educadores de estados vizinhos procuram o Maranhão para fazer concurso público!!!

*** O discurso de que “o professor deseja estar em sala de aula” caiu por terra, na medida em que, mesmo com a proposta de reajuste, no limite proposto, segundo a lei de responsabilidade fiscal, de 11% em duas parcelas (uma em janeiro e outra em julho), que suspenderia a greve, mas não de interromperia a mesa de negociação, a intransigência prevaleceu, motivada sabe-se lá por qual razão!!! A justiça maranhense, seguindo a jurisprudência dos tribunais superiores, já bloqueou mais de 350 mil reais das contas do sindicato e aplicou mais 1,8 milhão de reais em multas, diante da ilegalidade da greve!!!

*** Rapaz, a campanha para reitor na UFMA nem começou e já tem as conhecidas candidaturas “contra tudo e contra todos”!!! Só que elas “esbarram” em contradições, em tentar fazer a “façanha” de se apresentarem como oposição!!! Parece o filme: “Sei o que vocês fizeram no verão passado”!!!

*** E chama a atenção o baixo nível do debate em uma instituição de ensino superior!!! A bem da verdade, há um candidato que fala de propostas e projetos e do que fez na universidade!!! Resumindo: mantém a elegância esperada!!!

*** E aquele grupo lá das ‘imperosas’, comandado por um deputado e um ex-prefeito, que anda querendo todos os cargos administrativos do macrorregional, inclusive o RH!!! Pois é…, e ‘daqui a pouco’ os pretendentes vão estar ‘a caminho’ do palácio para ‘exigir’, começando com uma reunião na EMSERH!!! Por enquanto, a notícia circula pelos corredores do ‘macro’, mas o que se sabe é que a ideia é do parlamentar, do ex-alcaide e de um prefeito da região que deseja a direção do hospital para destinar a uma familiar!!! Problema aí são aqueles que se dedicaram para eleger Brandão…!!! Vão pra onde, no caso???!!!

*** Rapaz, viram essa aí nas redes sociais da ‘Zero Um’???!!! A famosa ‘boate’ da ‘Grande Ilha’ anunciou a sua volta às atividades e está procurando “funcionárias com experiência no ramo” para contratar imediatamente!!! Vai ‘chover’ de candidatas!!!

*** Meu amigo, o ‘desmantelo’ tá grande na região dos Cocais!!! Depois que o deputado Yglésio ‘descatitou’ pra cima de um notário, ‘papocou’ denúncia de todo lado!!! Um cidadão foi fazer uma transferência de uma terra ali ‘pro rumo’ do Brejinho, e o cartorário ‘caiu matando’: “Essa retificação só passa se me der 400 mil por fora. Essas terras estão valendo uma fortuna”!!! Só que ele se esqueceu que matuto guardou tudo, inclusive a conta de quem recebeu por fora!!! E já disse que vai levar tudo para o Gaaeco!!! Rapaz, o Yglésio causou foi pânico no cartorário!!! Pediu todos os usucapiões judiciais e extrajudicial, com os devidos ‘espelhos’ mostrando para quem foram transferidos os imóveis!!! Uma servidora quase chama o Samu, com falta de ar!!! “Vou perder tudo que ganhei”, bradava a mulher!!! ‘Viuchi’!!!

*** Meu amigo, um caso extraconjugal ultrapassou o limite do sigilo e ‘caiu na boca’ do povo, lá ‘pras’ bandas do eixo Timon-Teresina!!! Um parlamentar que estava compromissado com garota resolveu ‘pular a cerca’, arranjou uma ‘filial’ estilo “loira de parar o trânsito” e caiu na besteira de prometer largar a namorada!!! Prometeu, mas não cumpriu!!! Pra quê!!! Revoltada, a ‘filial’’ jogou ‘m…. no ventilador’. A namorada do político ficou sabendo, mas usou a ‘pulada de cerca’ para conseguir uma aliança de noivado!!! Resumindo: após a ‘gaia’, a jovem foi promovida de namorada traída a noiva de suplente de político!!! Que evolução!!!

*** E lá ‘pras bandas’ do ‘coração’ do estado um ‘pseudo-doutor’ anda atendendo em um hospital público, onde tira até plantão, e, pra piorar, passa-se até por cirurgião!!! Sem CRM e usando um vencido, do Amapá, o ‘médico’ já é um velho conhecido da polícia maranhense!!! Em alguns municípios ele já atuou como oftalmologista, cardiologista, e agora a gravidade excedeu limites e beirou o absurdo, pois o ‘cabra’ já tá atuando como cirurgião!!! Olha o risco!!! “Jesus/ Maria/José…!!!

*** Uma empresária estabelecida no eixo do Calhau não ‘se coça’ desde o ano passado com funcionários e fornecedores!!! Passada a campanha, viajou para Estados Unidos, Europa e viveu ‘como se não houvesse amanhã’, deixando os compromissos pra depois!!! Ao retornar, entrou em crise financeira, mas conseguiu um contrato com uma grande escola particular!!! Mesmo assim, não honrou os compromissos com a equipe anterior!!! Para esse contrato com a escola, chamou uma nova equipe de produção!!! Dois meses depois, todos pediram demissão, porque, além de trabalharem sem carteira assinada e sem hora definida, para receber o primeiro salário foi uma dificuldade grande!!! Essa equipe saiu com mais de 15 dias trabalho do segundo mês e nunca recebeu!!! Algumas costureiras terceirizadas também não receberam, assim como empresas que contrataram os serviços da empresária e pagaram 50% ou 100% do valor não tiveram seus materiais entregues nem foram ressarcidas!!! ‘Pode isso, Arnaldo’???!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual deputado estadual, filho de ex-parlamentar e ferrenho oposicionista, ao chegar na Câmara Federal encontrou apenas uma deputada maranhense no plenário, exatamente uma ex-chefe de estado???!!! E ainda posaram para fotos!!! Se fosse o pai tinha ‘se alagado’, hahahahahahahaha!!!

*** Quem é o ‘teacher’ que ficou dez anos sem dar a mínima para a sua universidade, não passava além da sala de aula, e agora, sem cargo no governo, supõe ter algum cacife para dar as cartas no processo de escolha do novo magnífico???!!! Sem força até no próprio partido, ele não consegue reunir nem meia dúzia de apoiadores em torno do seu discurso juvenil de militante esquerdista!!!

*** Qual é o grupo das ‘imperosas’, comandado por um deputado e um ex-prefeito, que anda querendo todos os cargos administrativos do macrorregional, inclusive o RH???!!! Se não foram até o palácio, estão ‘a caminho’ para exigir!!! A intenção inicial é uma reunião lá ‘pras bandas’ da EMSERH!!!

*** Quem é o secretário que tem como ‘esporte favorito’ direcionar xingamentos a uma auxiliar muito próxima do governador???!!!

*** Quem foi o cartorário destituído do cargo na região Leste do estado, que, essa semana, encheu a carroceria de uma caminhonete Amarock de manta de carneiro para presentear magistrados???!!! É, meu amigo, mas não teve jeito…!!!

*** Quem foi a empresária apresentadora que, convidada para uma festa de entrega de prêmios na ‘Grande Ilha’, levou um monte de revistas suas para vender aos convidados???!!! Rapaz, a dona da festa ficou uma ‘arara’!!!

*** Quem foi o jornalista bolsonarista que tentou ‘militar’ durante uma entrevista e ‘levou’ um sonoro “te acalma”, “tu és muito agoniado”, “não atrapalha as coisas”???!!!

*** Quem foi a jovem do Leste maranhense promovida de namorada a noiva de parlamentar logo após perdoar uma ‘pulada de cerca’???!!!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *