-->

O fake de rompimento de Brandão e Flávio Dino, a greve política forçada são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 19, que traz, ainda os intrigante Mistérios da semana, como este: “Quem são os ‘fogueteiros’ que vão passar o mandato inteiro de Brandão dizendo, pelas ‘mídias eletrônicas’ e ‘rádio peão’, que ele tá rompido com Flávio Dino???!!! Ô vontade, hahahahahahahahahaha”!!! Boa leitura!!!


COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** O Maranhão realmente está bem servido de líderes!!! Enquanto Carlos Brandão surpreende cada vez mais e faz um governo que já lhe dá índices de aprovação – não divulgados, mas reais – dignos dos bons tempos de Flávio Dino e em patamares crescentes, o ex-governador e hoje ministro da Justiça faz jus ao que o Jornal Pequeno sempre enfatizou, em editoriais e por meio do Colunaço do Pêta: de que o Maranhão deveria sentir orgulho de ter um governador acima da média e do naipe de Flávio Dino!!! Essa semana, uma notícia de rompimento dos dois, impulsionadas pelas forças nem tanto ocultas do ‘quanto pior, melhor’, ‘rodou’ o Maranhão como um pavio de pólvora, inundando as redes sociais!!! Mas a grandeza de Dino e Brandão, em gestos distintos, um gesto como consequência do outro, chegou a galope para desmontar a falsa informação!!! Primeiro, a marcante e momentosa visita de Flávio Dino ao Complexo da Maré, considerada uma das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro, para um encontro com lideranças comunitárias que acabou completamente desvirtuado pela extrema direita!!! Segundo, a reação pública de Carlos Brandão repudiando os ataques lamentáveis ao amigo Dino, por parte de mentes apequenadas, como do deputado Eduardo Bolsonaro!!!

*** Um vídeo da reunião de Flávio Dino com as comunidades do Complexo da Maré mostrou que o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil está muito à altura do cargo que ocupa!!! E isso é motivo de orgulho para todos nós, maranhenses, pela significativa representação que esse conterrâneo dá ao estado!!! Flávio Dino foi o primeiro ministro da Justiça do Brasil a fazer uma audiência pública no Complexo da Maré, com mais de 30 entidades de comunidades de bairro do Rio de Janeiro discutindo segurança pública, um grande desafio em todo o país, inclusive naquele estado!!! “Só é possível termos uma sociedade em paz na medida em que nós avançamos na justiça; ou seja, no combate às desigualdades, às discriminações, às explorações, às invisibilizações e, portanto, à dimensão estrutural da violência que existe na sociedade. Por que só é possível planejar e executar ações boas, efetivas, corretas ouvindo…, e ouvindo as pessoas certas. Eu considero, portanto, que esse caminho vai nos ajudar na caminhada de combater a violência no Brasil e implantar uma cultura plena da paz e dos direitos humanos”, disse Flávio Dino!!!

*** A nobre e valorosa missão de Flávio Dino foi desvirtuada por mentes apequenadas que deram à visita do ministro ao Complexo da Maré uma interpretação digna de políticos sem espírito de grandeza e sem postura, acostumados ao disse-me-disse e futricas de ocasião, como o deputado Eduardo Bolsonaro!!! “Flávio Dino, o ministro que entra na Maré, complexo de favelas mais armado do Rio. Com apenas dois carros e sem trocar tiros. Vamos convoca-lo na Comissão de Segurança Pública para explicar o nível de envolvimento dele e seu chefe, Lula, com o crime organizado carioca. Isto é um absurdo”, postou em suas redes sociais o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro!!! Uma mente tão pequena e rasteira, assim, só consolida a ideia que boa parte do Brasil sempre teve, do despreparo de um chefe de família miúdo, sem postura, despreparado e desqualificado que comandou esse país por quatro, apenas com a boa intenção de mudar as coisas no Brasil, como se isso fosse o suficiente!!! De bem intencionados o inferno sempre estará cheio!!!

*** O ataque a Flávio Dino mereceu repúdio do governador Carlos Brandão!!! “Repudio o ataque infundado ao ministro Flávio Dino feito por representantes da extrema-direita. É preciso reforçar que em todas as comunidades há pessoas honestas e dispostas a construir um país melhor. O bom governo se faz próximo de quem realmente precisa”, tuitou Brandão!!!

*** Bom, feita a devida justiça aos dois maiores líderes políticos do Maranhão hoje – Brandão em nível estadual e Dino na esfera nacional e muito respeitado no estado, por tudo que fez –, resta, agora, ‘curtir’ os bastidores da semana, que estiveram aquecidos!!! E a propósito da ‘bomba’ do ‘rompimento’ (hahahahahahahahahahahahahahaha), a galera do foguete vai passar o mandato todinho de Carlos Brandão dizendo que ele tá brigado com Flávio!!! “Ah, porque Brandão não foi à palestra de Dino no evento da Famem”!!! Ora, não foi para deixar o ministro mais à vontade e não dividir atenções!!! O mesmo aconteceu no carnaval!!! “Ah, mas Flávio não citou o nome de Brandão em sua palestra”!!! Não citou porque é o ‘jeitão’ dele mesmo!!! E outra: ‘climas’ existem em namoros, noivados, casamentos…, por que não haveria na política???!!! Sempre existiu e sempre existirá!!! Daí dizer que tá brigado, rompido…, ah, meu amigo, é muita ‘forçação’ de barra (hahahahahaha)…

*** Agora, imagina Dr. Pêta publicando “com exclusividade”: GOVERNADOR BRANDÃO VAI RENUNCIAR APÓS A SEMANA SANTA”!!! A notícia, logicamente, é fake, mas vai “correr” o Maranhão de ‘boca em boca’, numa velocidade espantosa; afinal, notícias bombásticas, sendo verdadeiras ou falsas, provocam um frisson avassalador, ainda mais em tempos de hoje, em que o índice de emburrecimento originado da internet alcança níveis assustadores!!!
Pois foi o que aconteceu, essa semana, com a notícia “FAKECIOSA” do rompimento “sem pé nem cabeça” do governador Carlos Brandão com o ministro Flávio Dino!!! Como o ‘povo’ dos grupos de zap, das redes sociais e da internet, como um todo, não está nem aí para o que é verdade ou mentira e absorve tudo que é ‘lixo’, principalmente o “lixo atômico”, as ‘bombas’, mesmo que sejam ‘traques’, vão ‘ganhar o mundo’ e fazer o “velho estrago” momentâneo…!!! Mas aí a ‘poeira senta’, a verdade vem à tona e, para quem publicou fake news, o jeito é arcar com as consequências implacáveis do descrédito, que se assemelha a uma erosão, que ‘corrói’ aos poucos!!!

*** O assunto agora é a injustificada greve dos professores da rede estadual de ensino!!! Pois bem… todo movimento social reivindicatório, sobretudo na área salarial, por mais legítimo que possa ser em sua gênese, acaba sempre sendo apropriado politicamente e desvirtuado em seus propósitos!!! Todos lembram, por exemplo, a greve dos professores na gestão do saudoso governador Jackson Lago, que serviu de fermento social para enfraquecê-lo diante do processo de cassação que então era tramado nos tribunais de Brasília!!! Hoje, o momento é outro, as circunstâncias políticas são outras, mas a tentativa de usar politicamente o movimento do Sinproesemma permanece!!! Interesses os mais diversos procuram se imiscuir nessa greve para esticar a corda o mais que puder e assim tirar proveito de sabe-se lá o quê…!!!

*** Mas o que é certo e sabido é que já há um lado no prejuízo: o alunado, cujos pais não podem pagar escolas particulares, e, em última análise, a própria sociedade!!! Há disputa e reafirmação de liderança no seio do sindicato???!!! Há políticos interessados em fragilizar o governador Brandão, ou em “bagunçar” o início de gestão do secretário Felipe Camarão???!!! Pode ser, pode não ser, mas que há muito “caroço nesse angu”, isso há…!!! Daí que a questão deve ser melhor examinada!!! Basta que se diga que a pauta de reivindicação não discrepa muito do que já foi oferecido pelo governo estadual: 11% contra o percentual de 14,95% que está sendo exigido!!!

*** Apenas para ilustrar, os servidores públicos federais, que amargam uma perda salarial de quase 30% desde 2017, ano em que foram pagos 5% (há 6 anos, portanto!!!), reivindicavam 15% de aumento no atual governo, mas vão receber somente 9% já definido pela área econômica!!! E não haverá greve, pois eles entenderam que foi dado o que era possível dentro do que permite o quadro econômico atual!!! Essa percepção sindical do que é possível e viável para o momento mostra a maturidade do movimento paredista que sabe avançar e recuar na hora certa, para que não passe a ter contra si o desgaste público que costuma ocorrer quando o sindicato perde o ‘time’ da paralisação…!!!

*** O Simproesemma, que fala em nome dos professores, alega genericamente que as progressões de mais de 6 mil professores estão atrasadas; que há problema na infraestrutura das escolas; que falta merenda escolar; que há demora nas portarias de aposentadoria, ocasionando um ‘inchaço’ na folha do Fundeb; que trabalhadores de empresas terceirizadas estão com salários atrasados em mais de três meses; e, por fim – o alvo principal do movimento –, que há negativa quanto ao pretendido reajuste salarial de 14,95%!!! Os professores merecem todo o respeito e consideração da sociedade, mas é preciso saber a hora de fazer cessar o movimento!!! Pais e alunos também merecem o respeito de todos!!! Aliás, registre-se que o direito de greve foi estendido aos servidores públicos (artigo 37, VII da CF), sob a ressalva de que deve ser observada a continuidade da prestação de serviços ou atividades essenciais à comunidade!!! Ou a Educação não é uma atividade essencial???!!!

*** Várias decisões judiciais seguem nessa direção: “A manutenção da paralisação após decisão judicial configura abusividade do movimento grevista, nos termos do art. 14, da Lei n. 7.783/1989!!! Prover educação nos níveis básico, fundamental e médio, universal e gratuitamente é dever do Estado!!! Configura ofensa aos direitos das crianças e dos adolescentes a oferta irregular de ensino obrigatório causada por movimento grevista que não reservou contingenciamento mínimo de pessoal necessário à realização das atividades essenciais, evidenciando violação aos art. 11 e 14 da Lei n. 7.783/1989”!!!

O Simproesemma tem que entender que a todo direito corresponde um dever!!! “Não pode exigir direitos quem não cumpre os deveres”, sentenciou Rui Barbosa!!! Onde está, assim, o contingenciamento mínimo de pessoal para garantir as atividades essenciais???!!! Ora, os servidores grevistas devem observar o princípio da continuidade dos serviços públicos!!! Diante disso, a suspensão destes serviços, muito especialmente no setor educacional, apenas pode ocorrer de forma bastante limitada, mas não é o que vem ocorrendo!!!

*** Um acordo pode logo ser feito para que professores recebam agora o percentual ofertado pelo governo (11%), e em outro momento nova rodada de negociação pode ser aberta para que as demais reivindicações sejam avaliadas, sem que haja necessidade de paralisações!!! A Secretaria de Educação, por sua vez, deve agir sempre com transparência, publicizando os seus números em relação ao Fundeb, Merenda Escolar, Escolas ainda em situação precária, além de outros quesitos levantados pelo sindicato para que não paire dúvida sobre os propósitos governamentais!!! Deve-se ter em conta, por fim, que a educação pública em um Estado como o Maranhão, que possui cerca de 63,3% da população em situação de insegurança alimentar, é prioridade absoluta para resgatar esse contingente populacional que vive em situação de exclusão social!!! Voltemos, portanto, às salas de aula, pois este é o único caminho para promovermos, de fato, a inclusão!!!

*** Muitos acreditam que a greve prosperou por causa de briga interna no sindicato dos professores e também porque, antes da greve, levaram a oposição ao Simproesemma para reunião de negociação com o governo!!! No entanto, essas mesmas pessoas acreditam que o movimento paredista não prospera mais por muito tempo!!!

*** Essa é de lascar!!! Sabe aquele notário acusado de fazer ‘balcão de negócio’???!!! Pois é…, essa semana, depois do escândalo vir à tona e dos arrochos da justiça, ele devolveu os quase 7 mil reais de um cliente que havia recolhido o imposto somente sobre 106 reais!!! Depois de ‘engabelar’ Receita Federal, Receita Municipal, correu, pediu clemência e devolveu o ‘dindim’ do cliente!!! Meu amigo, agora sério mesmo é a história dos usucapiões feitos em nome de parentes, em que imóveis e terrenos são passados para a empresa dele e dos filhos!!! Esse tem coragem de mamar em peito de onça lá na Serra Negra e Sapucaia!!!

*** E o prefeito que recebeu uma bela declaração de amor de uma mulher que não é a ‘cara-metade’, hein!!! Pois é…, a ‘filial’ foi para as redes sociais e escreveu um ‘textão’ falando sobre o romance que vive com o alcaide: “… vocês podem falar até cair a língua, podem se matar…”!!! Rapaz, a ‘danada’ incorporou o espírito de subcelebridade e esclareceu rumores que rondam o município: “Sei que há muitos rumores se tamo juntos ou não, mas na verdade estamos. Há muito tempo, temos planos incríveis”!!! Segundo as línguas ferinas, as únicas pessoas na cidade contra o ‘namoro’ são a ‘cara-metade’ e os rebentos!!! Não fossem eles, para os crentes, que acreditam no amor, “tava tudo certo”, hahahahahahahaha!!!

*** Anota aí para conferir!!! O INFORMANTE vai subir de patamar!!! Com as mudanças já em fase final, a bem informada e ágil plataforma não comporta mais a categoria de blog e será promovida!!! Aguarde a novidade, que já já estará em modo teste!!!

*** A jornalista Maria Spíndola assumiu a direção geral da Rádio Timbira do Maranhão!!! E já ‘chega chegando’ com novidade!!! É só aguardar!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem são os ‘fogueteiros’ que vão passar o mandato inteiro de Brandão dizendo, pelas ‘mídias eletrônicas’ e ‘rádio peão’, que ele tá rompido com Flávio Dino???!!! Ô vontade, hahahahahahahahahaha!!!

*** Quem é a auxiliar de governo, com função no palácio, que morre de medo de perguntar ao governador quem vai ser o secretário da Segurança???!!! Até parece que é só ela, hahahahahahahahaha!!!

*** Mas, como Dr. Pêta não tem medo, afinal, quem será mesmo que vai ser o chefe da pasta da segurança???!!! O que ‘rola’ de especulação nesta Maranhão não está escrito em nenhum gibi!!!

*** Qual foi o site de 1MINUTO que teve horas de ‘fama’ com uma fake news de ‘rompimento’ que ‘rodou’ o Maranhão e foi ‘desmontada’ em 1 SEGUNDO com uma tuitada do governador Brandão???!!!

*** Qual designer foi ao “Poder Rangedor” tentar um patrocínio para um evento de São João, e, sentindo-se desprestigiado, saiu de lá “fumaçando”, sem ver por onde pisava, levou um baita de um tombo, rolou escada abaixo próximo ao elevador da presidência, quebrou o pé e saiu de lá detonando a “coitada” da Iracema, botando nela toda a culpa pelo tropeço destrambelhado???!!!

*** Por que será que o prefeito Eduardo Braide deixa a Rua do Passeio, seu endereço residencial da infância, do jeito que está, com o piso asfáltico irregular e muitos buracos???!!! Bora resolver!!!

*** Quem foi o cartorário ‘enrolado’ que, ao ver a ‘coisa feia’ pra seu lado, pediu clemência a um cliente do leste maranhense e devolver todo o dinheiro da ‘trambicagem’???!!!

*** Qual foi o prefeito da ‘Grande Ilha’ que não vistoriou uma casa de saúde inundada com as fortes chuvas da semana passada???!!! O antecessor visitava!!!

*** Qual é a parlamentar que está ‘depenando’ um mega empresário???!!! Rapaz, o ‘papi’ da jovem, que antes vivia ‘foragido’ por causa de dívidas com agiotas, agora pode voltar a andar livremente!!! Isto porque o empresário vendeu algumas propriedades para que o sogrão se livrasse de cobranças e ameaças de morte que vinha sofrendo!!! Quem não está nada feliz com isso é o pai do empresário!!! Ele já deu o ultimato ‘pro’ filho: caso continue a se desfazer de seus bens negócios pra pagar conta de outros, ele irá espalhar toda situação na imprensa!!! Vixi!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** Qual ‘blogueira’ foi ‘batizada’ como anfitriã de um “Encontro de Influencers de Porção de Pedras e Região”, angariou cerca de ‘vinte pilas’ em patrocínios, mas no dia de ‘se coçar’, ‘se escafedeu’ com todo o valor arrecadado???!!! Pense numa revolta de influenciadoras!!! A caçada tá grande!!!

***