-->

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta (22) a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência. O Ministério foi extinto em 2019 e agrupado ao Ministério da Economia. Quem assume a pasta é o atual ministro da Secretaria Geral, Onyx Lorenzoni. No lugar de Lorenzoni assume o atual chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

Para a Casa Civil o nome praticamente confirmado é a do senador Ciro Nogueira (PP). A mudança já estava sendo tratada nos bastidores de Brasília e era dada como certa por analistas políticos.

“Está praticamente certo. Vamos botar um senador aqui na Casa Civil que pode manter um diálogo melhor com o parlamento brasileiro”, disse Bolsonaro em entrevista à Rádio Banda B, de Curitiba, nesta quinta.

“A princípio é ele [Ciro Nogueira], conversei com ele já, ele aceitou. Ele está em recesso, chega em Brasília segunda-feira, converso com ele, acertamos os ponteiros. E a gente toca o barco. É uma pessoa que eu conheço há muito tempo, ele chegou em 95 na Câmara, eu cheguei em 91”, explicou.

De acordo com Bolsonaro, o número de ministérios será restabelecido para o total de 23. Em fevereiro deste ano, com a aprovação da autonomia do Banco Central, o órgão perdeu status de ministério e se transformou em autarquia federal.

Agora, a pasta de Trabalho e Previdência completará a lista. “Não vai pesar em nada as finanças. Não vamos criar cargos, é apenas uma mudança de secretarias do Ministério da Economia para esse novo ministério”, explicou.

(Da redação com informações da Agência Brasil)