-->

O abraço emblemático de Sarney e Brandão, o “fake verdadeiro”, os ‘babados’ da posse e o balacobaco no barco de Thaynara OG são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 8, que traz, ainda, outras ‘notícias picantes’, como o aniversário do ex-deputado-presidente Manoel Ribeiro, ‘água pra navio’, e também os intrigantes Mistérios da semana. Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Um dia que entrou para a história do Maranhão!!! Assim, Carlos Brandão resumiu a festa de sua recondução ao cargo de governador do Maranhão!!! Uma cerimônia que ganhou força com o comparecimento do ex-presidente da República José Sarney, uma presença que não só abrilhantou de forma especial o evento como leva todos nós a uma reflexão importante sobre o homem e o político Carlos Brandão!!! Está partindo dele uma iniciativa inédita, há muito esperada, de uma união de todos pelo Maranhão!!! É uma oportunidade como nunca se teve nesse estado sempre dividido e prejudicado por brigas políticas!!! O abraço de Brandão e Sarney, publicamente, numa festa dessa envergadura, é emblemático e mostra que hoje o passado não importa!!! Sem julgamentos, sem entrar em mérito de questões, o que verdadeiramente interessa agora é o futuro do Maranhão, sem mágoas, sem rancores e sem ódio!!! Temos um potencial invejável, com riquezas em terra, mar (calados diferenciados, um litoral riquíssimo) e ar, com Alcântara muito mais próxima da linha do Equador do que qualquer outro ponto do planeta!!! É incompreensível como um estado, com um potencial desse tamanho, ocupe posições tão incômodas nos índices nacionais de pobreza!!! Não só as brigas políticas seriam responsáveis pelas vergonhas que passamos a cada levantamento sobre a miséria no país!!! Tem muito a ver com competência e decisões políticas!!! E é essa, também, uma responsabilidade do governador Brandão!!! Apesar do amplo leque de acordos feitos, os partidos, como ele mesmo disse em entrevistas nessa sexta-feira, precisam apresentar quadros qualificados para a equipe de governo!!! Temos dois ‘pré-sais’ no Maranhão e parece que não sabemos: o Turismo e a Pesca!!! É preciso que o governo saiba escolher bem para esses dois setores!!! Um deles, o da pesca, inclusive, nem existe!!! A criação de uma Secretaria da Pesca devidamente estruturada, com todos os poderes para aproveitarmos as riquezas do nosso litoral e evitarmos que elas sejam levadas para fora do Maranhão, é de fundamental importância!!! Para isso, no entanto, há que se escolher alguém que realmente entenda do setor!!!

*** Vontade, determinação, firmeza, humildade, habilidade política para a união de todos…, tudo isso Carlos Brandão tem!!! Basta colocar em prática, porque, com as portas abertas que tem no governo federal, está com a faca e o queijo na mão não só para fazer um grande governo, de continuidade à reconstrução iniciada por Flávio Dino, em 2014, como para transformar esse estado numa potência!!! O seu tempo é curto, é verdade, mas esse espírito desenvolvimentista precisa ser incorporado pelo futuro governador, que assumirá o Palácio dos Leões a partir de 2026 – muito provavelmente o vice Felipe Camarão –, e pelos próximos, pois será deles a grande missão de não deixar que esse projeto de redenção do nosso estado seja interrompido!!!

*** “TUDO PACIFICADO! OTHELINO ACABA DE REUNIR COM REPRESENTANTES DO GOVERNO E FUTURA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SERÁ MESMO IRACEMA”!!! Lembram dessa notícia, publicada há exatamente 21 dias pelo blog O INFORMANTE (JP Online) e replicada por Dr. Pêta???!!! Pois é…, minutos depois da postagem, o presidente do poder legislativo estadual, Othelino Neto, usou as suas redes sociais para classificar a notícia d’O INFORMANTE como fake news!!! Não era!!! Nessa sexta-feira, finalmente, Othelino veio a público para confirmar o que já sabiam todos, depois da informação publicada, de que Iracema Vale seria a futura presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão!!! Esse era o fato concreto; o resto eram detalhes!!! O presidente Othelino tentou, lutou e se apegou com o ex-governador Flávio Dino, que há pouco menos de um mês chegou a pensar que ele teria êxito em sua pretensão!!! Mas viu, depois, que “governo é governo”, e que Carlos Brandão, sentado na cadeira que ele ocupou, fatalmente sairia vitorioso no processo!!! Foi o suficiente para ‘lavar as mãos’…, mesmo porque, super atarefado – e preocupado – com os complexos problemas da pasta que estava prestes a assumir – o poderoso Ministério da Justiça e Segurança Pública –, não teria mais tempo para se ocupar com eleição de assembleia no Maranhão!!!

*** E foi essa a notícia de O INFORMANTE, em 17 de dezembro do ano passado: “Uma reunião encerrada há pouco entre emissários de alto coturno do governador Carlos Brandão e o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, na casa do deputado, selou a paz nas eleições para o comando do poder legislativo estadual. A reunião foi encerrada com o acordo praticamente fechado. O presidente da Alema será nomeado para a Secretaria de Representação do Governo do Maranhão, em Brasília, onde a esposa dele, Ana Paula, a partir de 01 de fevereiro, assumirá o cargo de senadora da república, e deve indicar o nome do primeiro vice-presidente na chapa de Iracema. Depois de muitas reuniões, ponderações dos dois lados e da viabilização de Iracema Vale para comandar o poder legislativo estadual, finalmente está tudo pacificado. O governador Carlos Brandão e o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, encerram o processo mantendo a velha amizade e respeito mútuo, em nome do bem maior do Maranhão. Quem trabalhou contra isso viu frustradas todas as manobras empreendidas”!!!

*** E aquele deputado estadual eleito que, depois de andar pelas ‘margens’ do processo, percebeu a firmeza e a habilidade política do governador Carlos Brandão, caiu em si e ‘acordou’ para a realidade!!! Pois é…, ao perceber o espírito que norteia a gestão de Brandão, de “União pelo Maranhão’, resolveu agir como deve fazê-lo um (ex)gestor, agora futuro político, que coloca o ‘projeto do estado’ acima de interesses menores de quem não tem espírito público!!! ‘Acordado para a realidade’, consciente de que Brandão não está à toa onde se encontra hoje, aí, sim, ‘caiu em campo’ para ajudar a articular nos bastidores o fim do entrave na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa!!! E para ele foi mais fácil, porque, terminado o primeiro turno, já vinha defendendo em entrevistas que não houvesse dois candidatos na base de Carlos Brandão na disputa do poder legislativo estadual!!! Registrou, em suas redes sociais reuniões com o governador, com o ex-governador, com os dois até então principais candidato…!!! E, depois, foi só se conscientizar sobre quem, de fato, seria O CANDIDATO (no caso, A CANDIDATA), para deixar a margem de lado e entrar na ‘estrada’ correta!!! E deu tudo certo!!! Que tenha aprendido a lição!!! Não só ele, como todos aqueles que, por algum momento, tiveram outra ideia do pacato Carlos Brandão, um homem de origem humilde, cordial, que dá mostras de que não vai deixar o poder subir-lhe à cabeça, mas de muita firmeza!!!

*** Meu amigo, a festa de recondução de Brandão ao governo deu o que falar!! Só meu chefe presenciou umas três; e, claro, passou logo cedo para Dr. Pêta!!! Terminado o evento em frente ao palácio, todos se dirigiram ao salão de atos para os cumprimentos ao governador!!! Aí já sabe…, loucura total!!! No geral, o Cerimonial do palácio, comandado pela Valquíria, fez um bom trabalho, justiça seja feita!!! Mas, ali na porta principal do ‘Leões’, embaixo da sacada, na hora que a ‘porteira abriu’, pense num ‘Deus nos acuda’!!! Com uma banda da porta de ferro aberta, apenas, o ‘empurra’ foi grande!!! Aí, uma deputada federal eleita ‘mandou bala’: “Mas isso não está certo: eu sou DEPUTADA FEDERAL e vários deputados ESTADUAIS já entraram na minha frente”, hahahahahahahahahahahaha!!! Logo depois, na ‘fila indiana’ do corredor que dá acesso ao salão de atos, enquanto os ilustres convidados aguardavam a sua vez para cumprimentar e bater a foto com o governador, um deputado estadual eleito ‘encosta’ numa auxiliar de Brandão e fala: “Minha amiga, na próxima semana passo lá no seu gabinete para conversarmos”!!! Só não esperava a resposta da secretária: “Não, não…, o orçamento está fechado”!!! “Então, depois ‘dessa’ (semana), na outra vou lá”, emendou o ‘carudo’: “Na outra também não vai dar, porque vou fazer uma cirurgia”, disparou, suave e lenientemente, a educada titular da pasta que o parlamentar eleito queria ‘visitar’!!! ‘Rapá’!!!

*** Essa outra foi logo depois do cumprimento ao governador!!! “Wevertista roxo’, daqueles de botar bolsonarista fundamentalista ‘no bolso’, o prefeito Bira, de Graça Aranha, não se conteve na empolgação após posar ao lado de Brandão e ‘mandou bala’ em suas redes sociais, com foto com o governador e tudo: “O dia mais feliz da minha vida. Eu e meu pai (Brandão, hahahahahahahahahaha)!!! “Parabéns e que Deus lhe continue dando sabedoria. És um gigante”, completou o ex-apoiador de Weverton, agora ‘Brandão roxo’!!! Emblemático!!!

*** Rapaz, a notícia dada em primeira mão, aqui no Colunaço, domingo passado, sobre as próximas eleições da UFMA, causou ‘rebuliço’ na comunidade acadêmica!!! O atual magnífico se movimentou e convocou várias reuniões…, houve lançamentos de novas candidaturas e até demissões sumárias!!! Mas, até o momento, nenhum candidato e nenhuma manifestação por parte do grupo lulista-dinista-brandonista!!! Mistério!!!

*** Rapaz, a conhecida assessora-chefe da renomada apresentadora, atriz e influenciadora digital Thaynara OG voltou a mostrar seus ‘dotes’ de arrogância e prepotência em São Luís!!! Quinta-feira, 5, uma galera ludovicense estava num catamarã, na Marina da Península, comemorando um aniversário, quando ‘ancorou’, ao lado, um barco de Thaynara, trazendo a bordo alguns famosos, dentre eles a blogueira e influencer ‘Lori Improta’, mulher do não menos renomado Leo Santana!!! Ao verem Lori Improta no barco ao lado, alguns dos jovens que comemoravam o níver, como as duas embarcações estavam bem próximas, foram até lá para tirar selfies com Lori!!! Gentilmente, os garçons que serviam no barco de Thaynara ofereceram bebidas aos fãs da influencer!!! Meu amigo, ao ver a cena, a assessora de OG ‘partiu’ com ‘gosto de gás’ pra cima dos garçons, ‘daquele jeito que lhe é peculiar’, não só os proibindo de dar bebida aos jovens como impedindo as fotografias com a mulher de Leo Santana!!! Segundo apurou Dr. Pêta, Thaynara, com o barco todo plotado com seu nome e marca, estava fazendo um passeio para divulgar o seu próximo São João, em junho!!!

*** Rapaz, o ‘pau cantou’, ontem, no Olho D´Água, no aniversário do ‘ex-deputado-presidente’ Manoel Ribeiro!!! Pense numa festa ‘água pra navio’ que vai dar o que falar no Colunaço do próximo domingo…, isso se os ‘repórteres’ do Dr. Pêta não ‘se tocharem’ e prestarem atenção no ‘serviço’, hahahahahahaha!!! Pois é…, e antes mesmo da festa começar, já teve ‘bochicho’!!! O aniversariante havia ‘mandado’ o horário do convite para às 13h, mas, por volta das 9 horas, uma galera comandada por Gilson Abreu, Jorge Viveiros, Paulo Bomba, Bira, Ananias… já estava reunida e fazendo ‘a base’ no posto do Eduardo Haickel, na Ponta da Areia, ‘prontinha’ para chegar antes de meio-dia na casa de ‘Manel’!!! O aniversariante soube, mandou fechar a porta e deu ordem aos seguranças para abrirem somente às 13h, hahahahahahahahahaha!!!

*** E olha só essa avaliação de um assíduo leitor do Colunaço do Pêta!!! “Quem lê o Colunaço viu que Dr. Pêta alertou, com bastante antecedência, para a renovação maciça nos quadros do ‘Poder Rangedor’!!! Pois é…, e agora assistimos a um alcaide com sérias dificuldades de reeleição, e edis seguindo no mesmo rumo ao não aprovarem a peça orçamentária 2023!!! Um verdadeiro ‘abraço de afogados’!!! Muitos não querem aceitar o ‘taime’ da população e, consequentemente, podem pagar com a reprovação nas urnas!!! 2024 tá bem ai”!!! Bom, ‘bem aí’, ‘bem aí’ não tá não; é um certo exagero…, mas botar as ‘barbas de molho’ não faz mal pra ninguém!!!

*** E teve uma boa repercussão o comentário feito essa semana pelo Jornal Pequeno, baseado em uma avaliação do arquiteto Gustavo Marques, após o incêndio da praia de Atins/Barreirinhas, na Região dos Lençóis Maranhenses, que destruiu dois concorridos restaurantes da localidade!!! Felizmente, apenas com danos materiais, sem vítimas!!! Vale a pena ler de novo: ATINS: NÃO DÁ PARA SILENCIAR – Não dá para silenciar diante do incêndio que aterrorizou a Praia de Atins, na noite de segunda e madrugada dessa terça-feira, 3, destruindo dois movimentados restaurantes, que, felizmente, devido ao horário, estavam desocupados. Reflexões devem ser feitas; afinal, trata-se de uma localidade da região dos Lençóis Maranhenses que está no auge do turismo e que, portanto, deveria ser fortemente estruturada. Atins não tem um posto de saúde nem uma corporação de Bombeiros. Há cerca de um mês, como publicou o blog O INFORMANTE (JP Online), um visitante de 41 anos faleceu sem condições de receber um atendimento adequado. Depois de ter uma arritmia, ele sofreu parada cardíaca e morreu sem obter nenhum atendimento. Em boa hora, o governador Carlos Brandão despertou para o problema – mais um entre os inúmeros que o estado enfrenta – e determinou, expressamente, que seja criado um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na praia de Atins.

Localizado entre o parque dos Lençóis e a desembocadura do rio Preguiças, no litoral do município de Barreirinhas, Atins poderia estar estruturada hoje para atender à expressiva demanda de turistas que recebe. Há 15 anos, a empresa Gmarques Consultoria e Projetos elaborou o Plano Diretor (PD) do município de Barreirinhas e outras leis complementares. E entre elas, havia uma proposta de vilas para localidades do Atins, Caburé e Mandacaru. No entanto, representantes do Ibama e da Prefeitura de Barreirinhas não aceitaram a proposta de planejamento e ordenamento de vilas feitas. Com argumentos radicais disseram que Atins não deveria permitir expansão. Em reuniões e audiências lotadas, a empresa ponderou que falta de regramento+ falta de controle dos órgãos resultaria em expansão de uso e ocupação ilimitada e caótica, com ameaças ao meio ambiente, à sociedade e à segurança. Atins ficou sem regramento algum de uso e ocupação devido à decisão de órgãos públicos; sobretudo, o IBAMA. A notícia do sinistro e o caos local foram anunciados ‘lá atrás’. Além disso, cabe acrescentar que a falta de ordenamento de uso e ocupação e a falta de estrutura de vila vão gerar ainda problemas graves de saneamento e saúde no Atins, como também foi alertado há 15 anos. Por fim, governo não deve ser pautado por demagogia e oportunismo de ocasião, nem visão conjuntural, pois todo Estado que avançou assumiu o papel de liderar o desenvolvimento (local ou regional), por meio de planejamento e ações estruturantes integradas econômicas, sociais e ambientais”!!!

 

MISTÉRIO –

*** Por que Othelino não foi à solenidade de recondução de Carlos Brandão ao governo do estado, já que ‘se acertou’, está tudo pacificado e ele decidiu não mais disputar a presidência da Assembleia Legislativa???!!! Bom, se foi, não passou pela ‘fila indiana’ de cumprimentos ao governador, conforme checou Dr. Pêta junto ao Cerimonial!!! Certo é que apesar de “quase transparente”, Othelino não passaria despercebido se tivesse ido, hahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E por que, também, apesar de convidado por Iracema, não apareceu no almoço que a presidente eleita do ‘Poder Rangedor’ ofereceu aos deputados, com a presença do governador, no Milazzo da Península???!!!

*** Qual foi o trio, agora em perfeita harmonia, que representou a Rua do Cancão (Colinas), e até posou junto, na festa de recondução de Brandão ao cargo de governador do Maranhão, sexta-feira, no Palácio dos Leões???!!!

*** Quem foi a parlamentar eleita, que, na hora do ‘rush’ para entrar no Palácio dos Leões, para os cumprimentos ao governador, foi ‘pra cima’ do segurança argumentando que “isso não está certo: eu sou deputada FEDERAL, e já entraram vários ESTADUAIS na minha frente”???!!! ‘Ora mais’, hahahahahahahaha!!!

*** Quem é o deputado eleito, ‘moral do litoral’, que, depois de comprar um avião para a campanha política, está construindo um aeroporto particular no município onde foi prefeito???!!! E ainda fala, ‘pra quem quiser ouvir’, que o dinheiro foi repassado pelo governo do estado???!!! E as licenças para essa pista de pouso, será que tem???!!!

*** Quando será que os “patriotas bolsonaristas” moradores de áreas nobres da ‘Grande Ilha’, como Calhau, Península, Farol da Ilha e tantos outros, vão embora do Brasil???!!! Pois é…, não é assim que falavam, caso Lula ganhasse as eleições???!!! Os verdadeiros patriotas têm é que ficar no Brasil, lutando por aquilo que querem, mas de forma correta e não com fanatismo e os muitos extremismos que se viu!!! E acreditar que Lula terá “o que é dele”!!!

*** Quem será a musa da música ‘Mariane”, de Bruno e Marrone, que assumiu a titularidade de uma ‘secretaria braideana’???!!! Vem promoção por aí???!!!

*** Qual é a secretaria de ‘Grande Ilha’, localizada no eixo Parque Bom Menino/Deodoro, que lembra final de festa… deserto, silêncio e poucos sorrisos???!!! ‘Rapá’…, bora trabalhar!!!

*** Qual será o cargo sonhado pelo ‘Janones’ maranhense na mesa diretora do Poder Rangedor???!!!

*** Qual é a terceirizada de higienização hospitalar, da área municipal, que já depositou o vale transporte, mas o salário de dezembro e tíquete-alimentação até agora não tem nem previsão???!!!

*** Quando será que um prefeito da ‘Grande Ilha’ vai ‘cortar a fita’ de uma nova repartição pública ali ‘pras bandas’ do Ipase???!!!

***