-->

Após anos no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), pelo qual foi eleito duas vezes para vereador em São Luís e para a Câmara dos Deputados, em 2018, compondo a ala dos jovens parlamentares da atual Legislatura e sendo de cara indicado para liderar a bancada do partido na Casa, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA) deixou a legenda e filiou-se no último dia 16 ao recém-criado União Brasil – surgido em outubro, a partir da fusão do Democratas e PSL.

O parlamentar aproveitou a chamada janela partidária, aberta no dia 3 deste mês e que se entenderá até 1º de abril. Nesse período, deputados federais ou estaduais que pretendem trocar de partido político antes das Eleições 2022 pode fazê-lo sem perder o mandato por infidelidade partidária.

A filiação de Fernandes veio acompanhada de uma declaração de apoio ao vice-governador Carlos Brandão, pré-candidato do Governo do Maranho.

“Pensar no melhor para o Maranhão está acima de qualquer coisa”, disse. “Entendemos que o nome do vice-governador Carlos Brandão é o melhor para levar essa grande missão à frente”, afirmou à reportagem do Jornal Pequeno, em Brasília, na entrevista que segue, onde fala, ainda, da sua atuação parlamentar pelo PTB e sobre Federação Partidária.

JORNAL PEQUENO – Deputado, na semana passada, dia 16, você f iliou-se ao União Brasil. O que lhe levou a tomar esta decisão? PEDRO LUCAS FERNANDES – Recebi o convite do presidente nacional, Luciano Bivar, e do vicepresidente, Antonio de Rueda para ingressar no partido. O União Brasil, como todos já sabem, nasceu da fusão do PSL, partido que eu já vinha conversando, e do Democratas. É um partido que vem dialogando com um propósito forte de unificar o nosso país diante de um cenário que o Brasil se encontra extremamente dividido. Acredito que não se faz política com pensamentos extremistas, muito pelo contrário, se faz com quem sabe dialogar, apesar das diferenças. O União Brasil defende pautas importantes, uma delas a do desenvolvimento econômico, como uma forma para alavancar outras setores do país. Acredito nesses propósitos. Tenho defendido isso, desde o início do meu mandato, e quero trabalhar para ajudar o União a se tornar um partido forte em nosso estado.

JP – No PTB, você foi líder da bancada na Câmara e presidente da legenda no Maranhão. O que destaca nesses anos em que esteve no partido?

PLF – No PTB fui eleito duas vezes vereador de São Luís, fui presidente da Agência Executiva Metropolitana e eleito para o cargo de deputado federal. Assumi a presidência estadual do partido e na Câmara Federal fui líder da bancada nos dois primeiros anos de mandato e participamos ativamente em pautas e discussões para o Brasil e o Maranhão. Nosso grupo construiu uma grande história à frente do partido, com experiência e trabalho pelo Maranhão. Vamos levar agora para o União Brasil toda essa experiência política de grupo, para contribuir com o partido e o nosso estado.

JP – Uma das novidades nas eleições deste ano é a Federação de Partidos. Qual sua análise sobre o tema?

PLF – Tenho uma opinião favorável à federação de partidos, porque acredito que esse sistema vai trazer, para o cenário das eleições, uma afinidade de ideais partidários, diferente da coligação. Para os líderes nacionais dos partidos não é uma tarefa fácil fazer esse alinhamento a nível estadual, por conta de disputas dos líderes estaduais, mas creio que será uma experiência benéfica para os partidos que assim decidirem caminhar nas próximas eleições.

JP – Como você analisa o quadro atual para as eleições ao Governo do Maranhão?

PLF – Pensar no melhor para o Maranhão está acima de qualquer coisa. Nós dialogamos nesse sentido com as forças políticas e com nosso grupo político, e entendemos que o nome do vice-governador Carlos Brandão é o melhor para levar essa grande missão à frente. Fazemos parte do grupo do governador Flávio Dino, e a partir do momento que foi anunciado por ele o nome do vice Carlos Brandão, discutimos internamente no nosso grupo, e a maioria decidiu pelo nome de Brandão. Política não se faz só nem sem diálogo, e por isso vamos trabalhar para fortalecer ainda mais a pré-candidatura de Brandão.

JP – Você é candidato à reeleição para a Câmara Federal?

PLF – Sim, vou colocar meu nome novamente à disposição dos maranhenses, agora com mais experiência. Neste primeiro mandato, tive a oportunidade de andar e conhecer a realidade das cidades do nosso estado. Vi como a nossa atuação parlamentar é importante, criando projetos de leis, destinado recursos para os municípios, estando ao lado dos gestores municipais do Maranhão e vendo que o nosso trabalho faz diferença. Os últimos anos não foram fáceis, mas superamos e queremos atuar ainda com mais compromisso pelo Maranhão.

(Gil Maranhão)