-->

A população que vive em situação de rua em São Luís continua sendo imunizada contra a Covid-19. Nesta terça-feira (10), a ação foi realizada no Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) no bairro Cohab Anil. Na ocasião, a população foi vacinada com doses da vacina AstraZeneca. Ao todo, foram imunizados 20 usuários do serviço com a primeira dose e cinco pessoas com a segunda.

As doses foram aplicadas por uma equipe da Semus e contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal de São Luís (GMSL). Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, a Semcas tem realizado estratégias para abranger essas pessoas em situação de vulnerabilidade e que vivem nas ruas da capital, promovendo a proteção social desta parcela da população.

As primeiras ações de imunização para a população foram realizadas nos dias 20 e 21 de maio. Ao todo, 128 pessoas receberam doses de vacinas no Centro Pop Cohab Anil e Centro Pop Centro. Nessa segunda-feira (9), a Semcas também realizou uma outra ação de imunização no Centro Pop do Centro. Ao todo, 14 usuários foram vacinados com a primeira dose e outras 24 pessoas com a segunda dose.

As equipes de imunização também realizaram, em 24 de junho, outra campanha de imunização contra o novo coronavírus nas imediações da Fonte das Pedras, Praça Deodoro e do bairro João Paulo, que vacinou 54 pessoas em situação de vulnerabilidade social e que vivem naquela região.

Por se tratar de uma população que, geralmente, não frequenta os Centros Pop todos dias, os cartões de vacinação contra a Covid-19 destas pessoas são guardados nas unidades, por segurança. Durante as ações, a equipe multidisciplinar de profissionais também reforça a esta população a importância da imunização da segunda dose, naqueles que resistem a tomar o imunizante devido às reações ocasionadas pela vacina.

Centros Pop

Os Centros Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) oferecem atendimentos e atividades direcionadas para o desenvolvimento social de pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência.

Os locais oferecem acolhida e escuta, estudo social, visita domiciliar à referência familiar, orientação e suporte para acesso à documentação pessoal, espaço para realização de higiene pessoal e guarda de pertences.

A população pode ter acesso de forma espontânea aos serviços, por meio de encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social ou de outros serviços socioassistenciais e de demais políticas públicas. Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas unidades Centro Pop Centro e da Cohab Anil.

O Centro Pop Centro fica localizado na Rua da Saavedra, nº 147, Centro, próximo à antiga Pousada do Francês. Já a unidade Cohab Anil, fica na Estrada de Ribamar, Km-2, casa 1, Conjunto Itapoã, bairro Aurora, ao lado do Seminário da Igreja Cristã Evangélica e da Avenida do Pingão.