-->

O Governo Federal reduziu em 10%, nesta quarta-feira (17), o Imposto de Importação de bens de capital, de informática e telecomunicações. A medida, aprovada em reunião do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex/ME), vai baratear a importação de máquinas e equipamentos utilizados por todos os setores produtivos, além de diminuir o preço de itens importados como celulares e computadores.

A redução da alíquota começa a valer sete dias após a publicação de Resolução Camex com a decisão, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (18). Atualmente, essas taxas variam de zero a 16% na Tarifa Externa Comum (TEC).

“A medida beneficia o consumidor brasileiro e os pequenos e médios empresários com a redução de tarifas de importação de produtos como aparelhos celulares e notebooks, de 16% para 14,4%, e de equipamentos médicos de raio-X e microscópios óticos, de 14% para 12,6%”, informou a pasta.

Todas as alíquotas de 2% serão reduzidas para zero, diminuindo a burocracia e facilitando a vida dos importadores e consumidores.

Outro benefício será a redução do custo logístico e da construção civil, por meio da diminuição dos impostos sobre guindastes, escavadeiras, empilhadeiras, locomotivas e contêineres, entre outros itens.

“O objetivo é aumentar a produtividade não apenas desses setores, mas de toda a economia, beneficiando também os consumidores brasileiros”, afirmou o ministério.

(Talita Laurino)