-->

A Polícia Federal (PF) vai utilizar drones para fiscalizar as eleições em São Luís e no interior do Maranhão. De acordo com o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF, Leandro Ribeiro, o objetivo é ajudar na prevenção e repressão aos crimes eleitorais.

“A utilização dos drones está dentro de uma diretriz da direção geral da PF de recursos tecnológicos, que possibilita uma visão melhor de todo o panorama, e soma com o nosso efetivo de policiais”, informou Leandro Ribeiro.

Segundo o delegado regional da PF, os drones vão sobrevoar as zonas eleitorais e ajudar a combater crimes como boca de urna. Os equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que, em caso de atividades suspeitas, adotará medidas necessárias para combate ao crime.

“O drone, quando está em grande altitude, as pessoas não conseguem perceber a presença deles, mas o aparelho tem um zoom poderoso, que identifica pessoas e placas de veículos. Detectando alguma irregularidade, as equipes se deslocarão para o local do flagrante. E essas imagens vão fortalecer a autoria da prática criminosa”, destacou Leandro.

A ação acontece em todos os estados do país. Serão utilizadas 100 aeronaves em municípios estratégicos em todo o território nacional. No entanto, a PF ainda não divulgou quantos drones serão usados no Maranhão.

O primeiro turno das eleições é no dia 15 de novembro. Caso haja necessidade, o segundo turno ocorre no dia 29. Em 2020, para evitar aglomeração por conta da pandemia de Covid-19, houve ampliação no horário da votação. Os eleitores podem ir às urnas a partir das 7h. A votação se encerra às 17h.

Por: Luciene Vieira