-->

A educação da rede municipal de Timon é mais uma vez destaque. A nota do IDEB em Timon, que era de 5.0 em 2017, e que colocou o município acima da média do Maranhão agora cresce novamente e atinge o IDEB de 5.7 nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do ensino Fundamental e 5.1 nos Anos Finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, os índices foram superiores a meta de 2021 que é de 4.8. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (15).

O crescimento do Ideb de Timon tem sido tão grande que o município deixou, nos Anos Iniciais, a 76ª colocação entre os municípios do Maranhão em 2011 para a 5ª colocação. Já nos Anos Finais, Timon passou da 53ª para a 3ª colocação.

O Ideb das escolas da rede municipal de Timon também superou o Nordeste (Anos Iniciais – Ideb 5/Anos Finais – Ideb 4,2) e se igualou ao Brasil, com 5.7 nos Anos Iniciais e 5.1 nos Anos Finais.

Dentre os maiores municípios do Maranhão (Caxias, Imperatriz, São José de Ribamar e São Luís), Timon se destacou tanto nos Anos Iniciais quanto Anos Finais com o Ideb mais alto, inclusive do que da capital, São Luís, que teve nas escolas da rede municipal, nos Anos Iniciais, Ideb de 5.1 e nos Anos Finais de 3.9

Para o prefeito Luciano Leitoa, os dados do Ideb reforçam o resultado dos investimentos realizados na educação ao longo dos 8 anos pela gestão municipal. “ Acreditamos que a Educação é a base de tudo. Iniciamos com a construção, reforma e ampliação dos prédios das escolas, ao mesmo tempo que investimos na qualificação dos professores e em parcerias como o Educar pra Valer, que foram essenciais para conseguirmos atingir estes índices”, celebra Luciano Leitoa.

PONTUAÇÃO ESCOLAS

Dentre as escolas da rede que se destacaram no Ideb de 2019 estão a EMEF Alvorada da Educação que alcançou, nos Anos Iniciais, o 6° melhor Ideb do Maranhão com 7.6 e o Colégio Militar Tiradentes V que alcançou, nos Anos finais, o melhor Ideb do Maranhão, 7.3.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade do ensino fundamental e do ensino médio. Ele foi criado em 2005 pelo MEC, que o divulga, desde então, a cada dois anos. O Índice leva em conta aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português.