-->
O governo do Maranhão segue com as ações de valorização dos profissionais do sistema de segurança pública, foram promovidos 42 bombeiros e 72 policiais militares. Os oficiais do Corpo de Bombeiros foram promovidos durante cerimônia na Academia de Bombeiros Militar Josué Montello, no bairro São Raimundo, e os oficiais da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) participaram de solenidade no Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, representou o governador Carlos Brandão durante as solenidades e ressaltou o compromisso da gestão estadual com os investimentos em segurança. “Em um só dia tivemos dois atos solenes de grande importância reafirmando o compromisso do Estado com a valorização profissional dos militares e com a segurança pública. O governador Carlos Brandão se comprometeu em manter os investimentos para a valorização contínua da segurança, pois segurança se faz com policiais treinados, preparados, valorizados e com infraestrutura. O governador seguirá investindo porque a segurança pública é uma prioridade da sua gestão”, afirmou o secretário Maurício Martins.

O gestor detalhou os investimentos realizados no Sistema de Segurança Pública e que impactam em melhores condições de trabalho para os policiais, além de garantir mais proteção à sociedade. Ele citou a entrega de novos complexos de segurança, viaturas, munições, fardamento, entre outros itens para o trabalho policial. “Somente no último ano, foram dezenas de unidades da PM instaladas em diversos municípios do estado. Reforçando a ação preventiva e repressiva ao crime. O reflexo desses investimentos é o trabalho comprometido dos nossos policiais e temos conseguido alcançar índices históricos de redução de crimes como a diminuição de homicídios dolosos para um patamar nunca antes registrado no Maranhão”, pontuou.

Dos últimos dez anos, o ano de 2023 teve o menor registro de homicídios no mês de fevereiro, março, e também em abril na Região Metropolitana de São Luís.

O impacto do trabalho das forças de segurança e o reconhecimento destas ações também foram destacados pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, durante a solenidade que promoveu 42 militares aos postos de oficialato, primeiro-tenente e segundo-tenente, capitão e major.

“Além da expansão dos serviços aos maranhenses, a instituição tem buscado o reconhecimento da tropa por meio da valorização profissional com melhores condições de trabalho e com a efetivação das promoções de carreira”, comentou o comandante-geral do CBMMA.

Na Polícia Militar foram promovidos 72 oficiais, tanto da capital quanto do interior do estado, aos postos de primeiro-tenente e segundo-tenente, capitão, major e tenente-coronel. A valorização dos profissionais foi ressaltada pelo comandante-geral da corporação, coronel Emerson Bezerra.

“O governador foi taxativo no sentido de valorizarmos o policial e a valorização perpassa pela ascensão funcional das promoções. Em 2022 foram promovidos cerca de 1.600 policiais militares, ou seja, mais de 10% do nosso efetivo foi promovido em menos de um ano. Além disso, nós conseguimos ter uma promoção inédita e que nenhuma polícia do Brasil fez em relação às promoções por bravura, que foram 194 policiais. E agora estamos promovendo 72 oficiais a diversos postos”, pontuou o coronel Emerson Bezerra.

Honra e dedicação

Fernanda Magalhães, de 25 anos, foi promovida ao posto de segundo-tenente na Polícia Militar e destacou a importância da gestão estadual valorizar os servidores. “Essa promoção simboliza a realização de um sonho não apenas meu, mas também da minha família, pois quando eu era criança tinha o sonho de ajudar as pessoas. Eu vi na Polícia Militar uma maneira de ajudar pessoas e também de honrar o nome do meu falecido avô, que era um fã da carreira militar, então eu me sinto muito grata de estar aqui na corporação, e me sinto imensamente feliz de ver a minha família com muito orgulho de mim”, afirmou.

Na Polícia Militar há 33 anos, Francisco Moreira, de 59 anos, foi promovido ao posto de capitão da Polícia Militar. Ele definiu a progressão na carreira militar como resultado de muita dedicação. “Estou muito feliz por ter alcançado esse posto na Polícia Militar e estou aqui para servir à sociedade”, relatou.

O sentimento de servir também foi destacado pelo capitão Marivaldo Estrela com 30 anos de trabalho dedicado à Polícia Militar. “Completar trinta anos de trabalho no dia em que somos agraciados com a promoção ao posto de capitão é motivo de grande honra. A promoção é sempre um fôlego a mais para a nossa carreira e que deixa a nossa família feliz, só tende a melhorar o serviço público. E se algum dia eu voltasse no tempo, eu voltaria a ser militar novamente”, contou.

A segundo-tenente Ariely Campelo destacou a emoção com o reconhecimento do trabalho realizado no Corpo de Bombeiros. “Hoje é um dia de gratidão por fazer parte dessa corporação que tanto acrescenta na sociedade maranhense. O foco agora é continuar desenvolvendo um bom trabalho com todos que integram essa instituição”, contou.

Reconhecimento ao bom trabalho

A promoção dos policiais é feita através das chamadas promoções sequenciais que consideram critérios por antiguidade, merecimento e tempo de serviço. Além disso, os militares também podem ser promovidos por atos de bravura, quando mesmo à paisana, o militar realiza um ato de grande relevância para a manutenção da segurança pública e ordem social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *