-->

O Maranhão sediará, no período de 14 a 16 de junho, o Fórum Nacional Consecti & Confap, que vai reunir presidentes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil e secretários estaduais de Ciência e Tecnologia de todo o país, para discutir políticas para o setor. O fórum acontece em São Luís (MA) com programação no Rio Poty Hotel e no Hotel Luzeiros.

A edição conjunta do fórum é uma realização do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que estão à frente da organização do evento, em São Luís.

Na programação do evento consta palestra da ministra Luciana Santos (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI), dos presidentes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de palestrantes internacionais das embaixadas da Austrália, Itália, França e Suécia, entre outros convidados de referência no segmento.

Ao destacar a importância do evento, o presidente da Fapema, Nordman Wall, pontuou que o Fórum Nacional do Consecti & Confap é um importante momento de intercâmbio entre as FAPs e demais agentes da ciência e tecnologia. “Será um momento para o diálogo e para que possamos estabelecer estratégias de política nacional entre elas, o Governo Federal e outros agentes nacionais, como empresas e agentes internacionais de fomento à pesquisa e desenvolvimento científico e de apresentar o que o Governo do Maranhão tem feito para impulsionar o setor”, disse Wall.

A secretária da Secti, Natassia Weba, enfatizou a importância do evento para o avanço de políticas para setor. “Este fórum trará uma ampla possibilidade de articulação com grandes instituições nacionais e internacionais, e nos dará a chance de conhecer, também, experiências exitosas das secretarias de Ciência e Tecnologia e das FAPs. Será um momento para ampliarmos os debates sobre o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento científico, promovido nas parcerias intergovernamentais”, destacou.

Programação

No evento de pré-abertura haverá agenda com presenças de palestrantes internacionais, no auditório do Rio Poty Hotel, localizado na Avenida dos Holandeses, Ponta D’areia. Participam o presidente do Confap, Odir Dellagostin; o presidente da FAPEMA, Nordman Wall; e como convidados os representantes das embaixadas da Austrália, Sophie Davies; Itália, Fábio Naro; França, Nacer Boubenna; e Suécia, Jacob Paulsen.

Ação de Cooperação do Confap com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB); e intercâmbio de parcerias internacionais também fazem parte das atividades programas para o evento.

Dia 15, no Hotel Luzeiros, acontece a cerimônia de abertura do Fórum Nacional Consecti & Confap. São convidados: o governador do Estado, Carlos Brandão; a titular da Secti-MA, Natassia Weba; o presidente da Faema, Nordman Wall; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o presidente do Consecti, Sílvio Bulhões; o presidente do Confap, Odir Dellagostin; o presidente da Finep, Celso Pansera; o presidente do CNPq, Ricardo Galvão; e a presidente da Capes, Mercedes Bustamante. A agenda do dia contempla ainda, palestras, debates e apresentação de iniciativas na área.

No encerramento do fórum, dia 16, no auditório do Hotel Luzeiros, haverá reunião do Consecti e do Confap; e série de debates sobre o cenário e parcerias entre as instituições de fomento à ciência e tecnologia e os estados.

A chefe da Assessoria de Planejamento, professora Adriana Carvalho, avalia que, “o principal foco deste importante evento é possibilitar que sejam traçados planos e metas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, a partir dos debates e proposições que serão apresentados e para que possam ser encaminhados aos governos, como forma de se tornarem políticas de investimentos neste setor”.

Uma agenda especial está prevista com visita técnica ao HUB Locomotiva, na Rede Ferroviária Federal, Parque 15 de Novembro, Centro, no dia 16; e dia 17, viagem para o município de Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses. Os participantes serão convidados, ainda, a conhecer a cultura e a culinária maranhense como visitas aos arrais organizados pelo Governo do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *