-->
O Governo do Maranhão participará intensamente da maior feira de agronegócios do Maranhão, a Agrobalsas 2023, que teve início nessa terça-feira, 16, e vai se estender até sábado, 20, e que chega à sua 19ª edição este ano. Cerca de 20 secretarias e órgãos estaduais estarão com pavilhões e stands, como o Pavilhão Agro e o Armazém do Empreendedor. Nos espaços serão apresentados serviços e programas voltados para os produtores rurais, exposições, comercialização de produtos agrícolas e outras oportunidades de negócios, além de atividades para o público em geral.

A 19ª Agrobalsas acontece na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, na altura do KM-04 da BR-230, Região Sul do Maranhão. Este ano o tema da feira é “Responsabilidades Compartilhadas”. A Agrobalsas é promovida pela Fundação do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), com o apoio do Governo do Maranhão. A feira terá 375 expositores e deve atrair cerca de 180 mil pessoas.

A Agrobalsas reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir as tendências, tecnologias e oportunidades do setor. A edição deste ano terá palestras, mesas de debate, exposição de maquinários e demonstrações de técnicas agrícolas entre outras atividades.

Pavilhão Agro

Um dos espaços do Governo do Maranhão na 19ª Agrobalsas é o Pavilhão Agro. No espaço, técnicos da Secretária de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) estarão à disposição dos visitantes, tirando dúvidas do público sobre os serviços e programas voltados para os produtores rurais. No espaço, a Sagrima também fará a demonstração de técnicas, ferramentas e dados aplicados na agropecuária; além de promover um ciclo de palestras sobre psicultura, agrometeorologia e outras.

Ainda no Pavilhão Agro, o público da feira poderá visitar a Vitrine Viva, onde haverá exposição de aquários, contendo peixes nativos e exóticos; mesa de cultivo de ostras; e exposição de estruturas para a produção aquícola. A Vitrine Viva também promoverá atividade de pesca para as crianças.

Para o secretário da Sagrima, Diego Rolim, a feira é uma oportunidade para divulgar a força do agronegócio maranhense. “O governador Carlos Brandão quer expandir as exposições agropecuárias no estado e a AgroBalsas dará início a esse projeto. Será um importante evento para mostrarmos as potencialidades do Maranhão para todo o Brasil e também para o mundo”, afirmou.

Concomitantemente, Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) promoverá a comercialização de produtos da agricultura familiar; fará a apresentação de equipamentos; realizará palestras voltadas para o desenvolvimento rural sustentável e tecnologias aplicadas em projetos do Sistema SAF, como o Fertmóvel (um laboratório móvel completo, voltado a análises de fertilidade do solo, desenvolvido pela Embrapa Solos para operar dentro de um furgão/van), o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Sistema de Dessalinização e Cisternas Telhadão Multiuso (2° Água).

A SAF também apresentará o Sistema SAF itinerante que será composto por uma van adaptada para um escritório móvel, com estrutura para atendimento ao público e articulação de políticas públicas.

Agricultura Familiar

O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) terá o Espaço Agricultura Familiar com a presença diária de equipes tirando dúvidas do público. Na quarta-feira (17), o órgão realiza o curso “Regularização Fundiária e Urbana”¸ ministrado pelo coordenador de Ação Fundiária do órgão, Marcelo Viana. Já no sábado (20), a coordenadora da comissão do Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária (Sicarf), Thaciana Ximenes, ministra capacitação sobre o sistema.

Outro órgão do governo voltado especificamente para as atividades agropecuárias presente na Agrobalsas será a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), que fará o acompanhamento dos agricultores familiares maranhenses durante todos os dias da feira agropecuária. O órgão também realizará palestras, oficinas, exposições e comercialização de produtos da agricultura familiar.

Para o presidente da Agerp, Sandro Montenegro, a Agrobalsas 2023 é um campo fértil de aprendizado tanto para quem vem como espectador, quanto para quem comercializa e apresenta. “A Agrobalsas é uma importante vitrine para os produtos dos trabalhadores rurais que recebem assistência técnica dos extensionistas da Agerp. Este ano estamos com mais agricultores, mais expositores e mais produtos da agricultura familiar maranhense”, informou.

Defesa Agropecuária

Na Agrobalsas 2023, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) estará presente em várias frentes de trabalho como recepção e inspeções de animais para leilão; promoção do I Fórum Sobre Legalidade das Boas Práticas Agrícolas; ciclo de palestras em defesa vegetal e animal; treinamento técnico para as polícias e órgãos fiscalizadores sobre os agrotóxicos ilegais; dia de campo mirim com ações de educação sanitária para crianças e agricultores familiares e stand sobre os serviços prestados pela agência.

O presidente da Aged, Cauê Ávila Aragão, ressalta que o evento é uma oportunidade de se aproximar dos produtores para oferta de serviços e mostrar as ações que são essenciais para o fomento das cadeias produtivas. “Nossa missão é assegurar o alimento de qualidade que chega ao consumidor maranhense. Além disso, é nosso dever cuidar da sanidade dos animais e vegetais, fiscalizar o uso dos agrotóxicos e a devolução das embalagens vazias de modo a promover a saúde única e a preservação do meio ambiente”, disse.

Armazém do Empreendedor

Um dos espaços importantes do Governo do Maranhão na Agrobalsas deste ano é o Armazém do Empreendedor do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), e que terá a participação de 126 empresas, expondo e comercializando seus produtos e serviços.

O objetivo do armazém é promover o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo empresarial locais com foco específico no estímulo ao comércio à produção agrícola e pecuária do Estado.

Desta forma, o Armazém do Empreendedor do Maranhão será uma ampla plataforma de divulgação do que é produzido em todo o Estado, valorizando a criatividade e capacidade empreendedora maranhense para a geração de emprego e renda.

“Fortalecer o empreendedorismo em todo o Maranhão é um compromisso do governador Carlos Brandão e o Armazém do Empreendedor é o carro-chefe do conjunto de ações do Governo voltadas ao empreendedorismo. Teremos um pavilhão inteiro dedicado a empreendedores maranhenses que estarão no evento comercializando os seus produtos, divulgando e fortalecendo suas marcas, assim garantindo geração de renda e também de empregos”, explicou o secretário Júnior Marreca (Seinc).

A Seinc contará ainda com um stand institucional, que levará ao público e potenciais investidores presentes na feira todas as informações sobre a política de investimentos do Governo do Maranhão, coordenada pela secretaria, dentre elas a Lei de Incentivo Fiscal de Indústria e Agroindústria (Lei nº 10.690/17), que visa contribuir para expansão, modernização e diversificação no setor industrial do Maranhão, aumentando a competitividade estadual, gerando emprego e renda e reduzindo as desigualdades sociais e regionais.

A Seinc contará ainda com um stand institucional, que levará ao público e potenciais investidores presentes na feira todas as informações sobre a política de investimentos do Governo do Maranhão, coordenada pela secretaria, dentre elas a Lei de Incentivo Fiscal de Indústria e Agroindústria (Lei nº 10.690/17), que visa contribuir para expansão, modernização e diversificação no setor industrial do Maranhão, aumentando a competitividade estadual, gerando emprego e renda e reduzindo as desigualdades sociais e regionais.

Itaqui na Agrobalsas

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) terá pavilhão próprio onde apresentará as potencialidades do porto público do Maranhão, além de oferecer ao público um tour pelo Porto do Itaqui por meio de óculos de realidade virtual.

Além de apresentar as potencialidades do porto público do Maranhão para o agronegócio, a participação também objetiva o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da relação do porto com a comunidade.

“Nesta 19ª edição da Agrobalsas, o Porto do Itaqui, reconhecendo a importância desse grande evento agrícola para o estado do Maranhão, faz a maior parceria da história e apresenta o maior porto do Arco Norte do Brasil em exportação de grãos”, afirma o presidente do Itaqui, Gilberto Lins.

“É muito importante fortalecer as ações de aproximação do Porto do Itaqui à sua área de influência, principalmente a região sul do Maranhão, uma das maiores originadoras de carga para o Porto do Itaqui (grãos e celulose)”, destaca.

Desenvolvimento Sustentável

O Governo do Maranhão também se preocupa com o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente, por isso estará com órgãos na Agrobalsas que realizarão ações com este objetivo.

A Maranhão Parcerias (Mapa) terá um estande voltado para mostrar ao público o seu papel no âmbito da política de redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal, da conservação dos estoques de carbono florestal, do manejo sustentável de florestas e do aumento de estoques de carbono florestal e da gestão dos ativos ambientais.

Neste sentido, o REDD+ é um instrumento desenvolvido pelas Nações Unidas sobre mudanças climáticas para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados relacionados à recuperação e conservação de suas florestas.

O público-alvo da Mapa na AgroBalsas são produtores rurais e empresários que queiram compensar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e contribuir para a conservação de florestas por meio dos projetos de REDD+ via compra de créditos de carbono, além de entidades empresariais, pecuaristas, educadores, estudantes, comércio varejista e prestadores de serviços.

O presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, destaca a importância da participação da empresa estadual na AgroBalsas com REDD+ Maranhão. “Essa será a primeira vez que a Mapa vai participar da AgroBalsas, e não poderíamos deixar de levar o REDD+. Nosso Estado vai se tornar referência na implementação desse projeto e este evento é o espaço ideal para buscar parcerias no tocante ao crédito de carbono, visto que essa região tem um grande mercado potencial de investidores em sustentabilidade”, explicou.

Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) fará atendimento interativo com realidade virtual, roleta ambiental e serviços com orientação sobre solicitações de outorgas, consultas de processos, dicas de como evitar multas ambientais, consulta de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA) e atendimento sobre Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), na Agrobalsas.

“A AgroBalsas estimula o desenvolvimento da economia regional. É um espaço que nos proporciona orientar, tirar dúvidas, oferecer capacitação aos empreendedores e ao público em geral sobre os serviços prestados pela Sema. Este importante evento do agronegócio está atento às pautas da inovação, tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento sustentável, por isso, é fundamental a nossa presença”, destaca o secretário Pedro Chagas (Sema).

Além da programação do stand, a Sema fará capacitações abertas ao público em geral. Os cursos serão ministrados na sexta-feira (19) com temáticas que irão fortalecer a produção e os recursos naturais da região: Diretrizes para Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Licenciamento Agrossilvipastoril; Diretrizes para o Licenciamento Ambiental; Outorga de Direito de Uso e Outras Autorizações Hídricas; e Gestão de Resíduos no Agronegócio.

Tecnologia e Inovação

O desenvolvimento científico e tecnológico do setor também está entre as metas do Governo do Estado. Por isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoverá mais de 50 horas de exposição de seus projetos temáticos ligados à área de inovação, competitividade e desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.

Enquanto isso, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) levará para a Agrobalsas uma programação de exposições de empreendedores apoiados por editais da Fundação. Uma das iniciativas será a Entregatex, plataforma tecnológica que apresenta soluções de logística eficiente e prática para diversos segmentos. Também será apresentado o Gin Luar, primeira bebida do tipo produzido no Maranhão. Empresas fomentadas através do edital Tecnova, fruto da parceria entre Fapema e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) também estarão na feira.

No local, os visitantes também vão conhecer pesquisas aplicadas na área da agropecuária realizadas por pesquisadores apoiados pelo Governo do Maranhão que estarão presentes para falar sobre o estudo com os visitantes. Quem visitar o estande também vai poder saber mais sobre as linhas de ação da Fundação: Mais Ciência, Mais Qualificação, Mais Inovação e Popularização da Ciência, e tirar dúvidas acerca de como participar dos editais lançados ao longo do ano, além de conhecer alguns livros do acervo da biblioteca da Fapema, todos publicados com o apoio financeiro da Fundação. Os livros serão doados aos visitantes.

“O estande da Fundação está localizado no Armazém do Empreendedor, espaço coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comercio (Seinc) onde estarão outros órgãos do Governo. Consideramos de grande significado essa participação, pois é uma oportunidade de mostrar os investimentos do Governo em pesquisa e o resultado dessas pesquisas”, pontuou Nordman Wall, presidente da Fapema.

Mais Ações

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) estará com ações de educação para o trânsito na Agrobalsas voltadas para a Campanha Maio Amarelo, com objetivo de conscientizar a população sobre as normas de segurança no trânsito e, assim, diminuir os índices de violência no trânsito.

No stand da Secretariaria de Estado da Saúde (SES), a população poderá ser vacinada contra Influenza e Covid-19. A vacina contra Influenza é voltada para o público acima de seis meses. Para imunização contra Covid-19, o stand disponibilizará as doses de vacinas monovalentes para o esquema básico, e a Vacina Pfizer Bivalente, para aqueles com 18 anos ou mais que já receberam as duas primeiras doses, com intervalo mínimo de quatro meses desde a última dose.  Para se vacinar é necessário não apresentar sinal ou sintoma de Síndrome Gripal, portar documento oficial com foto e carteira de vacinação.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) marca presença na Agrobalsas com a participação do programa Mais Renda. Os beneficiários estarão presentes na praça de alimentação “Mais Renda” durante os cinco dias da feira, fornecendo alimentação para os participantes do evento, fomentado a geração de renda aos microempreendedores do programa.

Segurança Pública

Para garantir a tranquilidade dos cinco dias de evento, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), realiza de 16 a 20 de maio, em Balsas e cidades do entorno, a operação Agrobalsas com ações de policiamento ostensivo preventivo para a prevenção de crimes.

Além do efetivo ordinário, a Operação Agrobalsas terá o reforço do policiamento por meio do patrulhamento com viaturas e motos, patrulhamento aéreo, ronda em bairros, barreiras policiais em pontos estratégicos de avenidas e rodovias da região, além de incursões a pé em toda a extensão da área dos pavilhões de exposição da feira, realizada na Fazenda Sol Nascente.

Além da Polícia Militar, reforçam as ações do Sistema de Segurança Pública durante a 19ª Agrobalsas equipes do Corpo de Bombeiros, Centro Tático Aéreo e Polícia Civil.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), também executou a recuperação de todos os acessos à AgroBalsas para facilitar a mobilidade dos visitantes, expositores, palestrantes e demais pessoas que participarão da feira.

Entre as obras realizadas está o recapeamento das vias marginais da BR-230 que passam por Balsas, que foram recuperadas e sinalizadas, incluindo o acesso à Fazenda Sol Nascente, onde acontece a Agrobalsas.

Também terão stands com serviços estaduais as secretarias de Pesca e Aquicultura (Sepa); Desenvolvimento Econômico e Projetos Especiais (Sedepe); e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *