-->

O colorido, a dança e o ritmo empolgante do Boi Novilho Branco, bumba-meu-boi sotaque de orquestra, deram as boas-vindas a turistas que desembarcaram nessa sexta-feira (26), no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís.

“Eu tô achando incrível! Eu acho que é acolhedor. Você já chega tendo a ideia do que vai encontrar no Maranhão. Achei bem bacana”, relata a professora e pesquisadora em cinema africano do Rio de Janeiro (RJ), Janaína Oliveira, que visita o Maranhão pela primeira vez.

A apresentação do Boi Novilho Branco no saguão de desembarque do Aeroporto de São Luís faz parte de uma estratégia lançada pelo Governo do Maranhão, para divulgar para turistas dos quatro cantos do mundo, a programação do São João do Maranhão 2023.

A ação de acolhimento aos turistas é uma iniciativa desenvolvida em conjunto pelas Secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secma) e da Comunicação Social (Secom). Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas são presenteados com matracas e recebem folders contendo a programação completa do São João, em formato QR Code, como detalhou a titular da Setur, secretária Socorro Araújo.

“Estamos aqui para acolher, para receber todas as pessoas que chegam, para que elas façam a festa do São João conosco. Esta é uma das ações entre tantas outras que nós temos realizado para receber os turistas, para que eles se sintam acolhidos e bem recebidos”, explicou a secretária.

De acordo com a secretária Socorro Araújo, esse tipo de acolhimento, com apresentação das riquezas juninas do Maranhão, vai ser realizada semanalmente, até o dia 23 de junho. “Estamos começando hoje. A cada semana nós estaremos aqui, nos dias de maior fluxo, para receber os turistas que chegam”, pontuou Socorro Araújo.

Maranhão de Encantos

A ação junina de recepção aos turistas que chegam ao Maranhão, também chamou atenção daqueles que estão de partida, como é o caso da servidora federal Ana Salete, turista de Vitória (ES). Ela já está retornando ao seu estado, após visitar os Lençóis Maranhenses com o marido. Ana Salete não vai acompanhar o São João do Maranhão 2023, mas a apresentação do Boi Novilho Branco deixou a turista com gostinho de quero mais.

“Achei lindo o Estado do Maranhão, adorei os Lençóis Maranhenses, a cultura local e a comida muito deliciosa. Estou encantada com o estado, pretendo voltar. [A apresentação] foi uma surpresa. Estou muito feliz. Que bom que essa apresentação da cultura local coincidiu com a nossa passagem pelo aeroporto”, afirmou Ana Salete.

A maranhense Ivanir Ferreira, que mora na Itália há três décadas com o marido e filhos, também adorou o momento. Ela esperava assistir alguma apresentação junina para rememorar as tradições da sua terra natal, mas até então não tinha conseguido, devido a curta temporada de férias ao lado dos familiares que vivem no Maranhão.

“Foi a maior sorte ver essa apresentação hoje, eu já estava indo embora. Eu sempre penso em voltar em junho, justamente para participar dessa festa. Moro fora do Brasil há muitos anos, são 30 anos sem ver o folclore maranhense. Hoje eu tive a oportunidade e foi uma grande emoção”, comemorou.

As cores vibrantes e a energia do bumba meu boi já não são novidade para pessoas como o empresário paulista Paulo Vieira. Com agenda de trabalho frequente no Maranhão, Paulo conheceu o São João do Maranhão no ano passado e amou a festa. Para o empresário, o São João do Maranhão tem sua aprovação máxima.

“Nos últimos dois anos, virou rotina vir ao Maranhão. Estava fazendo um trabalho na área portuária e conheci a festa do São João no ano passado. Sensacional! Riqueza cultural absurdamente maravilhosa. Gostei bastante da história, procurei conhecer a história”, disse Paulo.

O Maior São João do Mundo

Intitulado O Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023 começa oficialmente no dia 1º de junho e foi organizado com programação que irá durar quase três meses de festas, contando com as prévias juninas já iniciadas com a segunda edição do festejo Maranhão de Reencontros. Em destaque, as manifestações folclóricas, de dança, além de uma grande variedade de comidas típicas, já tradicionais nos arraiais maranhenses.

“O maranhense fala que aqui fazem o maior São João do Brasil, já participei de alguns pelo país e posso falar que nota 10 seria pouco. De 0 a 10, eu dou nota 11 para o São João do Maranhão”, completou o empresário Paulo Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *