-->

A “sacada Marcus Brandão”, a creche “será que sai” de Braide, o xadrez do ‘quinto’, o paletó do ex-presidente e a ex que ‘não sai’ do casamento são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo. Mas Dr. Pêta tem, ainda, muitas ‘notícias picantes’ e seus intrigantes Mistérios da semana, como este: “Qual secretário remanejou o ‘arquivo vivo’ da pasta para um outro local, sem necessidade, e, para completar, esses arquivos, agora, terão que ser digitalizados novamente, porque disseram que já perderam tudo???!!! Mas, segundo as ‘linguas de trapo’, quem ‘perdeu tudo’ foi uma empresa terceirizada, que fazia o serviço, não recebeu e deletou tudo!!! “Jesus/Maria/José’”…!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** A ‘sacada’ de convidar o empresário Marcus Brandão para comandar o MDB do Maranhão mexeu com o meio político do estado e causou um certo “será que é pra valer?” em hostes que insistem em não dar ao governador Carlos Brandão o valor que ele tem hoje, graças a uma gestão diferenciada, serena, mas firme, e focada numa união inédita pelo Maranhão que muita gente já acredita ser possível!!! Desde, é claro, que o deixem governar e entendam, definitivamente, que esse é um direito legítimo adquirido por ele, com determinação, visão transformadora e lealdade!!!

*** Mas a chegada de Marcus Brandão ao MDB, ao contrário do que muitos imaginam, não foi ideia do seu irmão governador; a ‘obra’ é de uma ‘raposa política’ sem igual neste estado: o ex-presidente José Sarney!!! O senso de oportunidade de Sarney ‘casou’ perfeitamente com a necessidade de fortalecimento partidário de Carlos Brandão, que, afinal, diante de imagináveis ‘tempestades’ futuras, talvez (TALVEZ!!!) precise estar protegido!!! Mas esse é um cenário que, temos certeza, o governador não deseja; afinal, está fazendo a sua parte pela União do Maranhão, e a única coisa que quer é ser respeitado!!!

*** Marcus Brandão tem o mesmo perfil do irmão; é pacato, sereno, de fala mansa, mas firme e corajoso!!! Um perfil novo e não muito identificado com o ‘velho’ MDB, que tem, agora, com uma postura diferenciada, como faz o seu irmão no governo, a possibilidade de se reerguer e ganhar musculatura no Maranhão!!! Ao escolher o deputado Cleber Verde para presidir o diretório municipal (e aí a ideia parece que já é do irmão), Marcus Brandão já dá um sinal de que “o negócio é pra valer”!!! As futuras eleições municipais vão dizer muito do que foi essa jogada de mestre no xadrez da política maranhense!!! Aguardemos!!! E que o juízo, “que muitos não criam porque não sabem a ração que ‘ele’ come”, impere nesse complexo processo de ajuste do grupo situacionista do estado!!!

*** Rapaz, o Brandão acertou ‘na mosca’ com a escolha de Helena Duailibe para integrar o seu governo!!! Pense numa nomeação bem recebida pelas comunidades carentes de bons gestores que olhem e ‘briguem’ por elas!!! E ninguém melhor que uma participante ativa nessa área, como a ex-deputada Helena Duailibe, para comandar a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Comunidades, recém criada pelo governador!!! Com larga experiência no setor, Helena é também muito bem vista pela classe médica, da qual faz parte!!! Foi “a pessoa certa na hora certa”…, um nome apropriado para liderar essa inovadora secretaria, estabelecendo parcerias estratégicas com organizações não-governamentais, instituições filantrópicas, associações e voluntários, com o intuito de desenvolver atividades em benefício da sociedade!!! Carlos Brandão precisava de alguém com esse perfil para buscar atender prioridades por ele estabelecidas!!! E é muito positivo ver quando um líder, como se tornou o chefe do executivo maranhense, faz uma escolha amplamente apoiada e que promete trazer benefícios para as pessoas envolvidas!!!

*** O prefeito Eduardo Braide assinou, sexta-feira, 26, ordem de serviço para construção de uma creche de tempo integral na localidade Santa Helena, no ‘Quebra-Pote’, zona rural de São Luís!!! Antes de chegar ao local do anúncio, no entanto, enfrentou uma manifestação de protesto por parte de um grupo de moradores e teve que desviar o caminho, pegando uma via paralela e enlameada!!! Mas, por que esse protesto???!!! Descrentes, essas pessoas que bloquearam a passagem de Braide pela ‘via principal’ de acesso a ‘Santa Helena’ estão certas de que a obra só vai começar e não vai terminar!!! Talvez tenham como exemplo uma outra creche, do Recanto Verde, que anda a passos de cágado, desde o começo da atual gestão!!! Tem, inclusive, uma ordem do tribunal de justiça para construir essas creches…, tem o dinheiro federal pra isso!!! Há uma defasagem de 25 creches municipais em São Luís, para atender entre 200 e 300 crianças, cada uma!!! São mais de sete mil crianças ‘ao léu’!!! As mães são as maiores prejudicadas!!! São mulheres que não podem trabalhar porque não têm onde deixar os filhos!!! Ao menos desta vez o prefeito Braide deixou um vídeo gravado, garantindo que “o trabalho já começa agora e só para quando a creche estiver pronta”!!! ‘Bora ver’!!!

*** E esse “xadrez do quinto constitucional, hein!!! Pois é…, diz que o nome de um causídico já estaria com um pé ‘dentro do TJMA’, consagrado para figurar na lista tríplice e pronto para ser finalmente nomeado!!! Vencidas as etapas da consulta direta e do Conselho da OAB-MA, o candidato aspirante a magistrado estaria forte na disputa, e, apesar das críticas em desfavor da sua idade, garante, nas visitas aos gabinetes da Corte, que coleciona diversos títulos em seu currículo!!! Além disso, é tradição do Tribunal de Justiça sinalizar pelo candidato de preferência do chefe do executivo!!! A indicação será determinante na formação de um precedente histórico, com repercussão nos demais tribunais do país, uma vez que irá incidir sobre o controverso entendimento do dispositivo constitucional que trata do requisito temporal de efetiva atividade profissional, consolidado no artigo 94 da Constituição Federal!!! Há uma certidão da OAB-MA com detalhes sobre o suposto cumprimento do requisito, inclusive sobre o período em que esteve licenciado dos quadros da ordem!!! Assim, a nomeação deve ser um divisor de águas perante a divergência em discussão!!! Xeque para o candidato!!! O ‘xeque-mate’ deve vir após publicado o nome do futuro desembargador na lista tríplice!!!

*** Rapaz, um detalhe curioso chamou a atenção de um atento assessor parlamentar, na segunda-feira, 22!!! Durante a entrega de ambulâncias, um ex-presidente do ‘Poder Rangedor’, autor de uma das emendas para a aquisição dessas ambulâncias, estava com um ‘ligeiro rasgão’ no terno, na parte do ombro!!! Nada que chamasse muita atenção, mas o suficiente para despertar os olhares do atento assessor, que, logicamente, procurou logo Dr. Pêta para não deixar ‘passar batido’!!! Aí, meu chefe, que não perde uma, ‘mandou bala’: “Se o ex-presidente tivesse ainda o ‘auxílio paletó’ não passaria por essa”, hahahahahahahahahaha!!!

*** Meu amigo, o casamento de um empresário da construção civil da “Grande Ilha” acabou, mas a “ex” não sai dele, acredita???!!! É igual aquele dito popular: “Fulano saiu do mato, mas o mato não saiu dele”???!!! Pois é…, sem trabalhar, a ‘dita’ vive às custas de uma “mesada” do empresário com quem, tempos atrás, subiu ao altar!!! E agora é só vida de “patricinha”, curtindo e bancando um “novinho” com viagens para São Paulo, Nova Iorque… Será que as “mesadas” ajudam???!!!

*** E olha esse ‘depoimento’ de um ex-advogado de um ex-deputado federal, frequentador de uma igreja do eixo Cohab-Cohatrac!!! Disse que, recentemente, estava na igreja, quando chegou uma parlamentar aqui da ‘terrinha’ com duas crianças e sentou para assistir ao culto!!! Quando o pastor subiu, pegou o microfone para falar e deparou com a política sentada, meu amigo, esse homem disse ‘tanta coisa’, indiretamente, para a parlamentar…!!! Com respeito, educação, mantendo um nível elevado, disse que ali não era lugar para fazer política partidária, que ninguém podia se aproveitar da igreja para fazer política…, foi tanta ‘indireta’ que a ‘dita-cuja não teve outra alternativa senão pegar as crianças e ‘tirar pra fora’!!!

*** Rapaz, ‘nego’ não perde uma oportunidade de escrachar!!! Essa vem lá das ‘imperosas’!!! Diz que o Vladimir Putin, presidente da Rússia, anda encantado com o que o Assis Ramos fez em Imperatriz, e está pensando seriamente em convidá-lo para ser Ministro da Guerra daquele país!!! Quer, porque quer, que o prefeito faça na Ucrânia o que fez em Imperatriz, hahahahahahahaha!!! E diz que na segunda maior cidade do Maranhão tem buraco até na calçada, ‘esperando vez’ para passar para a rua!!! ‘Rapá’…, ô ‘povo’ que ‘gosta’!!!

*** Uma ex-integrante do parquet municipal tocantino enfrentou uma baixa votação durante a consulta direta à advocacia maranhense para a composição da lista duodécima do Quinto Constitucional que disputará uma vaga aberta no Tribunal de Justiça do Maranhão!!! Essa derrota foi especialmente significativa para um prefeito do Sul do estado, que tinha na ‘respectiva’ uma de suas opções favoritas!!! Agora, ele terá que lidar com mais essa derrota política e buscar outra alternativa para a vaga no poder judiciário!!!

*** Moradores da Praça Verão, no Cohatrac IV, fazem um apelo ao prefeito Eduardo Braide!!! O logradouro enfrenta um contínuo e sistemático processo de deterioração de sua estrutura física, equipamentos comunitários, iluminação pública e paisagismo!!! Revitalizada e reinaugurada em junho de 2016, pelo então prefeito Edivaldo, hoje somente os serviços de capina são executados com certa regularidade!!! No entanto, segundo esses moradores, a correção do piso, a manutenção do gradil da quadra de esportes, a manutenção dos aparelhos de ginástica e a poda das árvores nunca acontecem!!! Na verdade – frisam –, toda a praça, com tamanho de 1 hectare, carece da atenção devida; senão, de uma reforma providencial por parte da prefeitura!!!

*** A próxima semana promete ser determinante para o futuro do único hospital pediátrico público do Maranhão!!! A caneta bic da Vara Direitos Difusos deve ser acionada para decidir sobre o futuro do atendimento das crianças…, o destino deve ser a rede estadual!!! E por falar nessa casa de saúde, tem um reality show ‘rolando’ por lá!!! A diretora ‘Doutora Devolve’ tem uma lista de servidores a serem devolvidos para o Parque do Bom Menino…, e tem até bolsa de apostas para saber quem será o próximo a ir para o “el paredon”!!! Assédio mudou de nome!!!

*** Para, para tudo!!! Na gestão do Braide, especificamente na Semus, na contramão do setor privado e da inteligência artificial, tem setor com dois chefes; um diurno e outro noturno!!! Para que dois coordenadores em um setor???!!! ‘Rapá’, se o PT descobre essa ‘mágica’ vai inflar ainda mais a folha de pessoal em Brasília!!!

*** E teve repercussão a ‘notícia’ do Dr. Pêta, domingo passado, sobre as demissões na casa de saúde mental do Monte Castelo!!! Já no dia seguinte, o Nina recebeu uma visita da equipe do Coren para verificar o dimensionamento de pessoal…!!! E aí quem não gostou foi a diretora-geral!!! ‘Marrapá’…, “cada qual no seu cada qual”!!!

*** Meu amigo, foi ‘babado’ a reunião de um certo conselho de classe, na última sexta!!! O balacobaco foi grande!!! Teve dedo na cara, voz alterada…!!! “Mas eu não, eu não ‘tava terminando não…, você confundiu seu coração”…!!! Resultado: a unanimidade reinante no grupo resultou na formação de três grupos para disputar as próximas eleições na entidade!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem foi a deputada estadual que, essa semana, numa entrevista a uma emissora de rádio da ‘Grande Ilha’, ao falar sobre homossexualismo, previu que a ‘besta fera’, daqui uns tempos, será gay???!!! Vixi, que ‘leriado’ ‘doido’!!!

*** Qual assessor de ex-deputado foi flagrado ‘enlaçado’ com um homem trans no show de Lucas Seabra, em Imperatriz???!!! ‘Rapá’, é muito óleo de peroba, hahahahahahahahaha!!!

*** Qual é a secretária da ‘Grande Ilha’ que quer porque quer mudar a sede da pasta, um prédio próprio na Beira-Mar, em frente ao Terminal da Integração, para o Renascença, por trás da UNDB, onde a prefeitura deve pagar aluguel caro???!!!

*** Qual diretora de casa de saúde, assídua ‘frequentadora’ do ‘Colunaço’, foi batizada pelos ‘barnabés’ como “Senhora Devolve???!!! Rapaz, diz que a lista de devolvidos cresce sem parar…!!! Tem até bolsa de apostas para o próximo desafeto eu vai para o “el paredon”!!! Pode???!!!

*** Quem é o assessor do Palácio Clóvis Bevilacqua que quer mandar no gabinete mais do que o próprio desembargador???!!!

*** Qual secretário remanejou o ‘arquivo vivo’ da pasta para um outro local, sem necessidade, e, para completar, esses arquivos, agora, terão que ser digitalizados novamente, porque disseram que já perderam tudo???!!! Mas, segundo as ‘linguas de trapo’, quem ‘perdeu tudo’ foi uma empresa terceirizada, que fazia o serviço, não recebeu e deletou tudo!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Qual é a secretária municipal que está fazendo uma verdadeira ‘revolução’ na ‘casa’ e por isso já está sendo até chamada de ‘loura furacão’???!!!

*** Qual é setor de secretaria municipal da ‘Grande Ilha’ que tem um chefe para o período diurno e outro para o noturno???!!! “Pode isso, Arnaldo”???!!!

*** Quem é o playboy, aliançado com filha de prefeito do sertão maranhense, que recebe quase ‘vinte pilas’ do gabinete de um deputado, e sem nem ‘pisar’ na ‘casa’???!!! ‘Pior’ que a ‘cara-metade’ mora na ‘Grande Ilha’ e ainda ganha quase ‘quatro pilas’ de uma prefeitura a mais de 500 quilômetros daqui!!! Pense!!!

***

 

2 thoughts on “A “sacada Marcus Brandão”, a creche “será que sai” de Braide, o xadrez do ‘quinto’, o paletó do ex-presidente e a ex que ‘não sai’ do casamento

  1. Caro Dr Peta, Brandão e Marcus Brandão podem até ser o que vc escreveu sobre eles, mas parece que você não sabe é o que esses homens estão fazendo com o MA. As secretarias e órgãos do Estado estão quebradas, sem recursos nem para o cafezinho. Só para vc ter uma idéia, sagrima, saf agerp, aged, seir, secide, sedes, é um chororô só, falta dinheiro pra tudo. Quer um exemplo: cadê o programa mais sementes da sagrima? acabou, não houve distribuição este ano. Cadê os kits de irrigação e patrulhas agrícolas da saf e da agerp? Cadê os carrinhos do mais renda da sedes? Cadê a distribuição dos títulos de terras pelo iterma? Porém todos esses órgãos lotados de funcionários, cabides de emprego com altos salários.

  2. pessoal da zona rural de São Luís tem razão de sobra pra protestar sobre o anuncio da obra da creche por lá, e barrar a passagem do prefeito…campanha de prefeito se aproxima e essas visitas pra anunciar obras é só o começo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *