-->

A participação do Porto do Itaqui na AgroBalsas 2023, realizada na semana passada, foi marcada por ações estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão por meio da cadeia produtiva de grãos, que movimenta, principalmente, soja, milho, fertilizantes e combustíveis. O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins, e equipe técnica, discutiram temas importantes para o fortalecimento do agronegócio no estado.

Desde a sua abertura, o evento colocou como foco a integração das forças geradoras de desenvolvimento regional, a partir do tema geral, Responsabilidades Compartilhadas. Gilberto Lins recebeu homenagem da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), ao lado do governador Carlos Brandão e de autoridades locais, como o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Balsas, Adriano Tito.

“A presença na 19ª AgroBalsas nos deu a oportunidade de reafirmar nossos esforços em alavancar as cadeias produtivas do Maranhão, dialogando de perto com os produtores e investidores do sul do estado. Parabenizo a FAPCEN, promotora do evento, pelos 30 anos dedicados ao fomento da pesquisa no corredor de exportação norte. E agradeço especialmente ao governador Carlos Brandão, pela liderança aberta e atenta às necessidades do Sul do Maranhão”, afirmou Gilberto Lins.

A soja sustentável teve lugar de destaque e pautou encontro da equipe do Itaqui com a superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini; o diretor executivo da Mundial Round Table Responsable Soy, Marcelo Visconti, e o consultor externo Brasil RTRS, Cid Sanches. Os principais temas da reunião foram a crescente demanda pelas verificações e certificações de origem da soja e outras commodities, sobretudo por exigência dos mercados europeus (a partir de 2025) e o destaque do Maranhão no cenário nacional, com 20% da sua produção de soja feitas por fazendas voluntariamente certificadas RTRS.

“Nesse encontro reiteramos nosso apoio às ações que agreguem valor à cadeia do agronegócio, a exemplo do programa Porto do Futuro, iniciativa que visa apoiar projetos de desenvolvimento tecnológico e pesquisas sobre temas do universo marítimo, portuário e logístico”, disse o presidente da EMAP.

Ao final dessa reunião, que discutiu outros projetos inovadores voltados à promoção da conservação dos biomas e sustentabilidade, foi apresentado o projeto de criação do Clube dos Amigos da Terra do MATOPI (compreendendo os estados do Maranhão, Tocantins e Piauí).

A apresentação foi feita pelo diretor do Grupo Araunah e presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, Jônadan Hsuan Min Ma, e pelo gerente administrativo e coordenador de Projetos da FEBRAPDP, Jeankleber Bortoluzzi. Ainda sobre grãos, o estande do Porto do Itaqui recebeu o diretor presidente da GEES S.A., José Antônio Gorgen para reunião sobre investimento em um novo terminal de grãos e fertilizantes no Itaqui.

A empresa, com sede em Balsas, é a maior produtora de grãos da região e a intenção é expandir sua área atual na retroárea do porto onde já possui um terminal de fertilizantes. Antes denominada RISA S.A., tem atuação nas áreas de defensivos agrícolas, fertilizantes, agricultura, logística, máquinas e trading. O Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) do projeto já foi apresentado à EMAP.

No setor de combustíveis, destaque para a inauguração da Base de Distribuição de Combustíveis da Petrobahia em Balsas. A empresa utiliza o Porto do Itaqui para receber derivados de petróleo e distribuir na região e agora, com uma unidade em Balsas, estará mais próxima dos produtores da região.

Os resultados desta edição da Agrobalsas demonstram a importância do Porto do Itaqui para o Maranhão e reafirmam seu papel estratégico como hub regional e nacional em uma série de cargas, principalmente grãos, fertilizantes e combustíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *