-->

POR LEANDRO MAZZINI

BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2023 – Nº 3.627


Estilo autoritário

Congressistas e assessores encarregados de negociar projetos de interesse do Palácio do Planalto no Congresso Nacional identificaram uma característica autoritária no trato entre Governo e Legislativo que dificultam acordos. Atribuem este estilo ao grande número de ex-governadores como ministros. São sete ex-executivos estaduais (Bahia, ão Paulo, Piauí, Maranhão, Ceará, Alagoas e Amapá) no 1º escalão de Lula da Silva na Esplanada, não acostumados aos instrumentos legislativos que aumentaram o poder do Congresso – situação que não enfrentaram nas Assembleias Legislativas, mais maleáveis a seguir os Palácios locais.


Ex é …

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub quer ser o nome da direita não-bolsonarista à prefeitura de São Paulo. Garante ter 15% do eleitorado no 1º turno e chance de ganhar do pré-candidato do PSOL, deputado Guilherme Boulos, em eventual 2º turno. Nas redes sociais, ele acusa o ex-presidente Bolsonaro de ressuscitar politicamente Lula e chamou o bolsonarismo do qual era adepto, vejam só, de.. “lepra”.


Rifado

Cotado para assumir um ministério no Governo Lula da Silva – provavelmente Turismo – o deputado Celso Sabino (União-PA) foi rifado do PSDB após ser indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para o cargo de líder da Maioria na Câmara. O deputado também presidiu a Comissão Mista de Orçamento, no auge do chamado “orçamento secreto”, duramente criticado por Lula e o PT na campanha presidencial.


Impacto

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar identificou mais de 200 processos que aguardam julgamento no STF e que tratam de interesse de todas as categorias profissionais e aposentados. O mais importante deles inclui as contribuições previdenciárias feitas antes de julho de 1994 nos cálculos dos valores das aposentadorias e pensões, conhecido como a “Revisão de Toda a Vida”. Decisão que pode causar um impacto financeiro de R$ 360 bilhões em 15 anos nas contas do INSS.


A queda

Foi tensa a chegada do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), na inauguração de um túnel na cidade de Taguatinga, a 22 km da Esplanada dos

Minstérios. O palanque estava lotado de puxa-sacos e, no exatto momento em que Ibaneis subiu, a estrutura cedeu, sem desabar. Foi só um susto. Ninguém se feriu. Mas não faltaram comentários jocosos para a lotação.

 


Guerra do café

Depois de privatizada, a nova diretoria da Eletrobras/Furnas decidiu fazer cortes drásticos de despesas. Uma das primeiras vítimas foi o cafezinho. As tradicionais garrafas térmicas foram substituídas por máquinas de café com cápsulas pagas. Servidores dizem ser economia exagerada e desnecessária. Um contrassenso em relação à decisão da diretoria em aumentar os próprios salários.


ESPLANADEIRA

# Ator Déo Garcez participa, dia 21, do debate sobre documentário “Branquitude Brasileira”, no Centro Cultural da Justiça Federal (RJ). # Portobello Resort & Safári (RJ) abre temporada 2023 de Festas Juninas e Julinas. # Faturamento do turismo cresce 25,4% no 1º trimestre. # Indústria aposta no mercado de carbono para combater crise climática. # Marketplaces devem registrar expansão de 54% até 2024. # ONG Refúgio 343 lança programa de bolsas para refugiados. # Gastromotiva promove hoje Feira Empreenda, Faça e Venda.


Colaboraram Equipes DF, SP, RJ e BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *