-->

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, expressou seu apoio à exploração de petróleo na Foz do Amazonas pela Petrobras, mesmo após o indeferimento da licença ambiental pelo Ibama. Em uma audiência no Senado, ele considerou a decisão “inadmissível” e destacou a importância estratégica do projeto para o desenvolvimento econômico e social do país.

O ministro argumentou que a portaria interministerial de 2012 respalda a concessão da licença sem a necessidade da Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS). Além disso, ele enfatizou que o Brasil ainda depende dos combustíveis fósseis e é crucial explorar as potencialidades minerais do país, especialmente na transição energética.

Silveira ressaltou que a Foz do Amazonas pode representar a última grande fronteira de exploração de minerais fósseis no Brasil. Ele defendeu que as questões burocráticas sejam superadas por meio do diálogo e resolução de pendências, evitando o desrespeito a contratos e possíveis compensações financeiras.

O ministro reconheceu a existência de componentes políticos nessa questão e ressaltou a importância de considerar a sensibilidade social e as demandas regionais. Segundo ele, a decisão vai além do aspecto técnico, envolvendo a compreensão das dificuldades e necessidades da sociedade.

Apesar das divergências, o debate sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas continua em andamento, com diferentes atores buscando conciliar interesses econômicos, ambientais e sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *