-->

Na próxima quinta-feira, 25 de maio, será instalada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. Os ataques que ocorreram em Brasília resultaram na invasão e depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A CPMI terá uma duração inicial de seis meses e será composta por 32 titulares, divididos igualmente entre deputados e senadores. A maioria dos partidos já indicou seus membros, mas caso a composição não esteja completa no momento da instalação, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciará os nomes restantes. Após a instalação, serão definidos o presidente e o relator da comissão.

Diversos parlamentares foram indicados pelos blocos parlamentares para compor a CPMI. Pelo bloco parlamentar da Resistência Democrática (PSB, PT, PSD e Rede), foram indicados senadores como Omar Aziz, Otto Alencar e Eliziane Gama, entre outros. O bloco Vanguarda (P, Novo) indicou senadores como Magno Malta e Eduardo Girão. O bloco Aliança (PP e Republicanos) indicou senadores como Esperidião Amin e Damares Alves.

Outros partidos como o MDB, PSD, Republicanos, Podemos, PSC e PCdoB também indicaram seus representantes. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou 1.390 acusações formais ao STF, responsabilizando pessoas que participaram diretamente dos atos de vandalismo ou incitaram a violência.

Além da CPMI dos atos antidemocráticos, o Congresso Nacional possui outras três CPIs em funcionamento, sendo elas a do MST, das apostas esportivas e das Americanas. Essas comissões têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais e podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos.

Em resumo, a instalação da CPMI dos atos antidemocráticos visa investigar e apurar os eventos ocorridos em 8 de janeiro, onde o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF foram alvo de invasões e depredações. A comissão terá a tarefa de identificar os responsáveis e esclarecer os motivos por trás desses atos, buscando a preservação da democracia e a responsabilização daqueles que tenham cometido infrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *