-->

Na sessão desta quinta-feira (1º), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa e garante a reeleição da presidente Iracema Vale (PSB).

A medida está prevista no Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Antônio Pereira (PSB) que altera o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e autoriza a antecipação da eleição para o segundo biênio de cada legislatura.

Com base no Regimento Interno da Assembleia, a segunda eleição para a Mesa deveria ser realizada no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura, ou seja, em fevereiro de 2025. Porém, com a matéria aprovada, o pleito ocorrerá no mês de junho desse ano.

O projeto ainda será votado em segundo turno na próxima semana, mas tudo indica que os deputados serão a favor.

Na segunda quinzena do mês passado, a Alema, por meio do deputado Antônio Pereira, apresentou a proposta, e, alguns dias depois recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Essa movimentação visa garantir Iracema Vale no comando do Parlamento estadual, fato esse que foi confirmado pelo deputado Roberto Costa (MDB).

Segundo o parlamentar, a reeleição da socialista para o cargo é “uma vontade de praticamente todos os deputados que compõem a Assembleia Legislativa” e que há total confiança em Iracema à frente do parlamento estadual.

“Existe um sentimento de total confiança na presidente Iracema Vale e a presença dela na frente do parlamento é muito simbólica, uma vez que depois de quase 200 anos, temos uma mulher presidindo o parlamento estadual do Maranhão”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *