-->

Com o intuito de aproximar os gestores municipais do Governo Federal, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) articulou a vinda do projeto Saúde Itinerante do Ministério da Saúde para o Maranhão. O evento reuniu prefeitos, secretários e profissionais da saúde dos 217 municípios para discutir “O futuro da Atenção Primária à Saúde (APS) no Maranhão”.

Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, com o deputado Carlos Lula

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, participou do evento e profetiu palestra sobre “Atenção Primária do Futuro: desafios e perspectivas”.

“Esse é um momento muito importante. É a presença do Ministério da Saúde do governo do presidente Lula aqui no Maranhão, com o objetivo de aperfeiçoar a presença e as ações do Ministério da Saúde no estado, ajudando mais e melhor os nossos municípios para que eles possam, também, atender mais e melhor os usuários do Sistema Único de Saúde, por meio do fortalecimento da Atenção Primária”, afirmou Nésio Fernandes.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Lula, reforçou a importância do fortalecimento da Atenção Primária no Maranhão.

“Hoje, o Ministério da Saúde está no Maranhão para apontar aos municípios caminhos para que eles tenham mais recursos para prestar uma Atenção Primária efetiva para a população. O modelo de Atenção Básica precisa ser fortalecido, já que abrange em todo o país mais de 150 milhões de pessoas, onde se resolve 70% dos problemas dos usuários do Sistema Único de Saúde. Com o fortalecimento da Atenção Básica começamos a prevenir as doenças e diminuímos a demanda dos hospitais. E como parlamentar, pretendo contribuir para que isso se torne uma realidade”, disse Carlos Lula.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é responsável por um conjunto de ações de saúde, que abrange a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a vigilância em saúde. A APS é o primeiro contato do usuário com o Serviço Único de Saúde (SUS). No Maranhão, mais de 90% da população depende exclusivamente do SUS.

Durante o evento, o secretário Tiago Fernandes anunciou o Programa Cuidar de Todos, que tem como objetivo o fortalecimento da Atenção Primária nos municípios maranhenses.

“Nos próximos quatro anos queremos voltar para um capítulo importante que é a cooperação federativa, o municipalismo forte no estado do Maranhão e hoje isso é possível em decorrência dessa transformação social que foi realizada na saúde do estado. E nos próximos quatro anos a bandeira da Atenção Primária será protagonista no Maranhão. Por isso, o Programa Cuidar de Todos visa ajudar no financiamento do município na Atenção Primária”, garantiu.

O evento contou ainda com a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Lago (PCdoB); do deputado federal e líder da bancada maranhense na Câmara Federal, Márcio Jerry (PCdoB); representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI); do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems); e sociedade civil.

Atendimentos

No período da manhã, técnicos do Ministério da Saúde realizaram atendimentos aos secretários de saúde e assessores dos municípios maranhenses para resolver pendências nos sistemas, com o objetivo de garantir o acesso a todos os recursos disponíveis relacionados à Atenção Primária.

Para o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto, a saúde acontece de fato nos municípios e a Atenção Primária é o único braço do SUS que está em 100% das cidades brasileiras. Ele destacou, ainda, a importância da parceria do Poder Legislativo para que essa ação acontecesse.

“A Assembleia Legislativa, muito sensível ao tema, nos deu todo o apoio para a realização deste evento. O deputado Carlos Lula, que é ex-secretário de Saúde, está trabalhando conosco na organização, convidando, participando, chamando os municípios e dando todo o suporte para que a gente possa de fato trazer saúde para os maranhenses”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *