-->

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) no Multicenter Sebrae. O evento contou com a presença da ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves. A iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos sobre as demandas específicas das mulheres maranhenses, visando à construção de políticas concretas para transformar sua realidade.

O Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é uma iniciativa do Governo do Maranhão

Durante o evento, Iracema Vale destacou a importância de discutir políticas capazes de permitir que as mulheres alcancem seu potencial e ocupem espaços de destaque. Ela ressaltou que a Assembleia Legislativa do Maranhão tem pela primeira vez em 188 anos uma mulher na presidência e também consolidou a maior bancada feminina da história do Parlamento maranhense, com a eleição de 12 deputadas estaduais. A representatividade feminina foi enfatizada como fundamental para o exercício da democracia e a luta pelos direitos das mulheres.

Além da deputada Iracema Vale, outras parlamentares, como Daniella, Solange Almeida, Andréia Rezende, Ana do Gás, Cláudia Coutinho, Dra. Viviane, Janaína Ramos, Edna Silva, e os deputados Roberto Costa, Ricardo Arruda, Ricardo Rios e Davi Brandão, estiveram presentes no evento.

Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, secretária da Mulher, Abigail Cunha (centro), e presidente da Alema, Iracema Vale

A ministra Aparecida Gonçalves destacou que o fórum proporcionou reflexões importantes sobre políticas públicas para as mulheres, incluindo a autonomia econômica, a geração de renda, o combate ao feminicídio e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Ela ressaltou a necessidade de reconstruir o Brasil e promover uma nova cultura para acabar com o feminicídio.

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, mencionou a presença de palestrantes renomadas e a realização de painéis durante os dois dias do evento. Ela enfatizou a intenção de articular e mobilizar intercâmbios e agendas coletivas com o Governo Federal para fortalecer a defesa e a valorização das mulheres em todo o país.

O fórum contou com a presença de representantes de diversos órgãos e entidades que integram a rede de enfrentamento e defesa das causas femininas, incluindo a senadora Eliziane Gama, a Subdefensora-Geral do Estado Cristiane Marques, a vereadora Karla Sarney, o procurador-geral de Justiça Eduardo Nicolau e a prefeita de Buriti Bravo Luciana Leocádio, representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *