-->

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) comemorou a retomada do programa ‘Brasil Sorridente’, do Governo Federal, e a inclusão da Política Nacional de Saúde Bucal na Lei 8.080/1990, Lei Orgânica da Saúde, que institucionalizou o Sistema Único de Saúde (SUS). Os anúncios foram feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana.

Deputado Carlos Lula durante discurso na sessão plenária dessa quarta-feira



O ‘Brasil Sorridente’ foi lançado em 2004 e beneficiou 80 milhões de brasileiros até 2015. O número configura quase a metade dos usuários do SUS no Brasil. “A gente tem 70% da nossa população dependente do SUS e o relançamento desse programa é muito mais do que apenas um tratamento de saúde. Estamos falando de devolver dignidade e autoestima às pessoas”, ressaltou Carlos Lula.

Com o relançamento do ‘Brasil Sorridente’, os 217 municípios maranhenses poderão abrir novos serviços ou ampliar as unidades de atendimento odontológico existentes. Inicialmente, o Ministério da Saúde credenciará 3.685 novas equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimento. Os investimentos nessas novas habilitações somam R$ 136,87 milhões em 2023.

“O SUS vai ter mais de 33 mil equipes de saúde bucal e ganhará mais 5.600 serviços no Centro de Especialidades Odontológicas. Os municípios maranhenses vão poder expandir seus serviços de saúde bucal e eu tenho certeza de que, inclusive, arcarão com boa parte desses profissionais que o mercado privado sozinho não dá conta”, pontuou o deputado.

‘Sorrir’

O deputado estadual também relembrou o impacto do ‘Sorrir’, serviço inédito no estado. “Eu sempre faço referência a uma das pessoas que conheci no ‘Sorrir’, que é a senhora Maria Aparecida. Ela é daqui de São Luís, tinha 52 anos, e recebeu uma prótese dentária completa. Eu não acreditei quando ela me disse que tinha dez anos que ela não saía de casa, pois tinha vergonha de sua condição”, contou.

O serviço foi lançado pelo ex-governador Flávio Dino e por Carlos Lula, quando secretário de Estado da Saúde em 2018.

Até o momento, o ‘Sorrir’ realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos e possui cinco unidades físicas e cinco móveis, alcançados pelos investimentos de expansão garantidos também na gestão do governador Carlos Brandão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *